FIERN aponta conexão entre instituições como paradigma para impulsionar ciência, tecnologia e inovação

O diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, defendeu a conexão entre instituições privadas e públicas como a grande perspectiva e, também, desafio para o ecossistema de inovação do estado. Ele participou da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de 2024, nesta terça-feira (30), na Escola de Governo, com presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDES/MCTI), Inácio Arruda, autoridades públicas, representantes de universidades e do setor produtivo potiguar.

“A conferência estadual é a oportunidade para evidenciarmos as ações de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas pelo estado, seja no setor produtivo ou nas instituições de ensino. Nosso grande desafio é justamente conectar essas ações e as instituições”, afirma Djalma, que preside a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC).

Ele ainda destaca que a retomada da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) possibilita a aproximação entre as empresas e o governo estadual no debate sobre CT&I. “O Rio Grande do Norte, com o processo de reativação da Fapern, começa a desenvolver um importante mecanismo de conexão do governo estadual com a atividade produtiva”, completa o diretor da FIERN.

Fonte: FIERN