FIERN assina acordo de cooperação técnica com o Comando do 3º Distrito Naval

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) firmou uma parceria com o Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), por meio de um acordo de cooperação técnica assinado nesta quarta-feira (19). O acordo foi assinado pelo presidente da FIERN, Amaro Sales, e pelo comandante do 3º DN, Almirante Reis Leite.

O encontro aconteceu na sede do 3º Distrito Naval, em Natal, com participação do diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz; do chefe do Gabinete da Presidência da FIERN, Hélder Maranhão; do gerente técnico do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque; do Capitão de Mar e Gerra Marco Veppo, assessor de relações institucionais do 3º DN; e do presidente da Associação dos Amigos da Marinha (Somar-RN), Paulo César Dantas.

A expectativa, com o acordo, é que a Federação e o 3º DN possam colaborar em ações conjuntas em diversas áreas, como Economia do Mar, Cluster Tecnológico Naval, desenvolvimento sustentável e segurança do trabalho. Após a assinatura, será elaborado o plano de trabalho com cronograma de execução das ações e metas a serem alcançadas.

Durante a reunião, o presidente da FIERN e o comandante do 3ºDN conversaram sobre as potencialidades produtivas do Rio Grande do Norte e da força do Nordeste. “Nossa região, que por muito tempo foi vista como um problema para o restante do país, hoje pode oferecer uma solução por meio das energias renováveis. O próprio Rio Grande do Norte tem um importante protagonismo nesse setor, sendo responsável por 30% da geração de energia eólica de todo o Brasil”, afirmou Amaro.

“A educação é o mais importante instrumento para consolidar o desenvolvimento social e econômico e reduzir as desigualdades. O Sistema FIERN, por meio das SESI Escolas e das SESI TECs, dá uma contribuição muito importante nesse sentido”, destacou o presidente da FIERN.

Já o Almirante Reis Leite enalteceu o papel do mar no desenvolvimento econômico do país. “Dispomos de inúmeras riquezas no mar, que pode ser aproveitado de diversas maneiras para trazer riquezas para o nosso país. A Marinha trabalha para garantir que essas oportunidades sejam aproveitadas”, afirmou.

Ainda na visita, o Almirante Reis Leite apresentou as instalações do 3º DN, como o Centro de Comando Naval da Área, onde são monitoradas as embarcações que trafegam pela costa brasileira.

Fonte: FIERN