A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou do evento “Grito da Cadeia Láctea”, promovido pela Associação Brasileira das Pequenas e Médias Empresas Cooperativas e Empresas de Laticínios (G100), representada pelo vice-presidente, Edilson Trindade. Além dele, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios (SINDILEITE-RN), Túlio Veras, participou do evento, que ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (05), também com a participação dos deputados potiguares Benes Leocádio, Paulinho Freire e General Girão.
O encontro de produtores e lideranças políticas realizou uma série de atividades para mostrar o papel da cadeia láctea no Brasil e ocorreu em alusão ao Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho.
Edilson Trindade, que é empresário do setor lácteo e delegado do SINDILEITE-RN, destaca a importância do evento, frente à necessidade de manter empregos e fortalecer a cadeia produtiva. “É importante que seja mantida a situação atual para não comprometer a manutenção da geração de empregos que a atividade gera, tanto no campo como na indústria”, ressalta.
Os produtores reivindicaram mudanças nas regras que regulam a Emenda Constitucional (EC) 132, aprovada pelo Congresso em dezembro passado, que implementa a reforma tributária. Eles argumentam que os produtos lácteos devem ser incluídos na cesta básica nacional, que possui alíquota zero, e que deve ser estabelecido um crédito presumido de 100% para produtores de leite que não são contribuintes, além de evitar a aplicação de imposto seletivo sobre os derivados do leite.