FIERN e Sindipesca debatem mobilização do setor pesqueiro para renovação da frota atuneira

Os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN, Amaro Sales de Araújo, e do Sindicato da Indústria da Pesca do RN – Sindipesca, Gabriel Calzavara, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (16), na Casa da Indústria, para tratar sobre propostas de interesse do setor pesqueiro voltadas para a renovação, ampliação e modernização da frota atuneira do estado, como também uma Parceria Público Privada (PPP).

O presidente do Sindipesca/RN explicou que há dois projetos. O primeiro voltado para ampliação, modernização e renovação da frota de embarcações pesqueira de atum do estado, que é composta por cerca de 200 embarcações, atuando com a pesca de espinhal e a de cardume. Ele explicou que hoje, devido as condições das embarcações e as exigências sanitárias da União Europeia e dos Estados Unidos, não é possível exportar o pescado para estes mercados.

“Não existe crédito específico para a pesca. A gente tem a solução para isso, mas a gente precisa de crédito para investimento e para capital de giro para que possamos dar este salto tecnológico e entrar neste mercado de maneira mais estruturada”, enfatizou Gabriel Calzavara.

Outro ponto de interesse do Sindipesca/RN é o Terminal Pesqueiro de Natal, que teve o início da sua construção em 2009 e foi interrompida quando estava 95% concluída e nunca chegou a entrar em operação. No último dia 11, foi realizado o segundo leilão e nenhuma empresa apresentou proposta. Para Calzavara, o valor e os gargalos – como o acesso e energia – afastaram possíveis investidores.

O industrial aponta que, neste caso, a solução pode vir através de uma Parceria Público Privada (PPP). “A gente tem uma proposta para fazer, com os empresários do RN liderando isso. O que nós queremos é apresentar uma proposta de PPP com outras condições, diferente do leilão”, explicou.