O diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, representou a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte na solenidade de lançamento do ‘Edital FUNDECI 01/2023 – Energias Renováveis’, pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na manhã desta terça-feira (29). O evento, realizado no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do RN, contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara, e do diretor de Planejamento no BNB, Aldemir Freire.
Para Djalma Júnior, o edital dá a oportunidade para intensificar as pesquisas nas áreas de energias renováveis. “Todo edital que traz recursos, traz oportunidades. A pesquisa e a ciência ficam muito felizes em o edital chegar no momento oportuno para uma atividade tão importante para a economia do Rio Grande do Norte, que é a de energias renováveis. O governo, por sua vez, acerta nas atividades prioritárias para que se possa investir realmente recursos em ciência, tecnologia e inovação”, diz o diretor.
A proposta do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação – FUNDECI é apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, no âmbito das cadeias produtivas das energias renováveis, com ênfase em hidrogênio verde.
“Tenho a honra de lançar o maior edital de inovação aqui Rio Grande do Norte. Tudo isso tem que ser feito com autenticidade de inovações. Queremos um Nordeste forte com uma vida sustentável para o cidadão. E o RN é importante na geração nacional de energias renováveis”, disse o presidente do BNB, Paulo Câmara.
De acordo com o governo do RN, o novo edital do FUNDECI é no valor de R$ 20 milhões e tem como objetivo estimular e fomentar novos investimentos no Estado, principalmente em energias renováveis com ênfase em hidrogênio verde.
Serão aceitos projetos de pesquisa científica no campo das energias renováveis, em que o Rio Grande do Norte é o principal polo do Brasil. “Resolvemos começar aqui pelo estado pela importância que tem para o desenvolvimento energético do país. O futuro energético brasileiro passa necessariamente pelo Nordeste e pelo Rio Grande do Norte”, enfatiza Aldemir Freire.
Em seu discurso de encerramento da solenidade, a governadora Fátima Bezerra agradeceu ao BNB por ter escolhido o estado para lançar o edital. “É um apoio focado nas cadeias produtivas de energias renováveis, com destaque para o hidrogênio verde. No âmbito estadual estamos lançando um edital junto com o PAX com recursos da ordem de mais de um milhão de reais”, reforça a chefe do executivo.
Fátima também confirmou a vinda do presidente da república ao Rio Grande do Norte na próxima sexta-feira (1º) de setembro. “A programação da agenda está sendo elaborada. A equipe precursora já está chegando para preparação da chegada de Lula no RN”, disse.
Além disso ela destacou a necessidade da expansão das linhas de transmissão das energias renováveis, o potencial que o Nordeste e o RN têm nesse segmento. Projetos em energias renováveis em andamento e o projeto do Porto Indústria Verde.
“O Porto Indústria Verde será em Caiçara do Note, o RN está fazendo dever de casa. Nosso diferencial é que vamos começar do zero, com um porto no formato original voltado para indústria offshore”, destacou.
O lançamento do edital ‘Edital FUNDECI 01/2023 – Energias Renováveis’ foi realizado em parceria do Banco do Nordeste do Brasil com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Começou pelo RN e terá continuidade nas outras capitais do Nordeste.
Fonte: FIERN