Durante toda a manhã desta quarta-feira (27), uma operação de retirada de materiais, incluindo mesas, cadeiras, sombreiros e outros equipamentos, foi realizada na área reservada aos pescadores na Praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal. A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), teve como objetivo garantir a ordem e o cumprimento das regulamentações locais.
Durante a operação, três pessoas responsáveis pelos materiais apreendidos foram identificadas. Ao todo foram 12 cadeiras, 68 mesas, 20 guarda-sóis, 08 espreguiçadeiras, 77 garrafas de cerveja, 9 engradados de cervejas e 01 cooler recolhidos pela fiscalização.
A medida está de acordo com as diretrizes e regulamentos vigentes no Plano de Ordenamento da Praia de Ponta Negra para garantir o uso adequado das áreas públicas e a proteção do meio ambiente. E contou com o apoio do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM), da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), da Companhia Independente de Policiamento Turístico da Polícia Militar (CIPTUR) e da Urbana.
As áreas da praia foram delimitadas pelo Plano de forma sustentável, estabelecendo-se as normas gerais e especiais relativas à localização, funcionamento e posturas aplicadas a todas as atividades desenvolvidas nos espaços públicos.
“Todos os envolvidos foram notificados a comparecer na sede da pasta, na próxima sexta-feira(29), onde serão ouvidos e autuados, pois já tinham sido notificados e advertidos sobre tal proibição”, disse o supervisor de ambientes naturais e biodiversidade da Semurb, Iang Chaves.
Os canais de denúncia para a população são a Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 de segunda a sexta, das 8h às 14h. Ou ainda no 190 do Ciosp, à noite, nos fins de semana e feriados.