Fisioterapeuta do HUOL-UFRN e mais 18 profissionais da Rede Ebserh vivenciam ação de voluntariado em Roraima

Um grupo de 19 profissionais da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) atuou durante cerca de 20 dias em Roraima, auxiliando na assistência ao povo Yanomami. Eles também deram suporte na organização das informações hospitalares, na regulação interna e na gestão de leitos. Dentre os profissionais que participaram da ação humanitária, está a fisioterapeuta Suéria Dantas de Oliveira, que é especialista em Cardiorrespiratória. Ela integra a equipe do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), vinculado à Rede Ebserh, e já retornou ao trabalho em sua unidade hospitalar, em Natal-RN.

“O que mais me marcou foi um mapa mental construído a partir de uma roda de conversa mediada por tradutor poliglota de idiomas indígenas falados pelas pessoas em assistência no serviço. O propósito da atividade foi fazer uma escuta ativa dos relatos das pessoas indígenas na presença dos gestores da unidade, centrada no protagonismo e no respeito a essas pessoas e suas singularidades. São palavras que dão conta de vivências específicas e formas variadas de sentir e viver no mundo, onde perspectivas e realidades são atravessadas por contextos violentos e sociabilidades pautadas na hierarquização de seres humanos”, relata a fisioterapeuta.

O esforço solidário em Roraima envolveu ainda o envio de equipamentos médicos, como camas hospitalares, carros de emergência hospitalar, maca clínica, monitores multiparâmetros e ventiladores pulmonares mecânicos. A atuação dos profissionais no Hospital Municipal da Criança ocorreu por meio de uma parceria entre a Ebserh, o Ministério da Saúde (MS) e a Prefeitura de Boa Vista/RR.  

Saiba mais em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/historias-humanizacao-e-experiencias-marcam-acao-de-voluntariado-da-rede-ebserh-em-roraima