A oitava edição do Festival Literário da Pipa (FLIPIPA) começa nesta quinta-feira (14), mantendo a tradição de reunir grandes nomes da literatura nacional, regional e internacional além de atividades educativas, lançamentos de livros, cultura popular, teatro, contação de estórias e muito mais. O evento vai até o sábado (16), na Praça do Pescador, com entrada franca.
Nas mesas literárias (Tenda dos Autores), os temas vão desde as Biografias ao Romance passando pela Ficção, Cangaço, Escrita Portuguesa, Ancestralidade, Culturas, Linguagens e obra de Câmara Cascudo.
Nomes como Zezé Motta, Itamar Vieira Júnior, Lira Neto, Adriana Negreiros, José Luís Peixoto, Ronaldo Correia de Brito, Paulo Nascimento, Vicente Serejo, Humberto Hermenegildo, Onofre Jr, Manoel Onofre Neto, Thiago Gonzaga, Alessandra Augusta e André Tessaro ocupam os debates na Tenda dos Autores sempre a partir das 18h30. A programação completa está disponível no Instagram @flipipaoficial
CONVERSAS FLIPIPA
Na Tenda dos Autores (durante o dia) e nos hotéis Pipa Lagoa, Sun Bay, Bicho Preguiça e Bupitanga acontece o “Conversas FLIPIPA”, onde escritores, músicos, poetas e convidados debatem linguagens literárias e transversalidade resultando também em pocket shows líteros-musicais e ainda oficinas ministradas para estudantes e público em geral.
O projeto “Conversas FLIPIPA” reúne Regina Azevedo, Andreia Clara Galvão, Marcos Guerra, Miguel Carcará, Alexandre Alves, Dudu Galvão, Tiago Landeira e Rafael Barros (Os Chicos).
Começa na quinta-feira, às 9h, na Tenda dos Autores, com o Rapper, grafiteiro e produtor cultural Miguel Carcará com a oficina “Rimas na poesia de Zila Mamede”. Também na quinta-feira (14), a partir das 14h, tem Andreia Clara Galvão, ministrando contos de duas histórias baseadas em cartas e narrativas contidas no livro Cartas da Praia, de Hélio Galvão. Fechando o “Conversas FLIPIPA” da quinta tem Dudu Galvão na Pousada Bicho Preguiça a partir das 16h30 com apresentação musical em formato trio, centrada na obra de Caetano Veloso.
Na sexta-feira (15) é a vez de Marcos Guerra, quadrinista, pesquisador e ilustrador ocupar a Tenda dos Autores com a oficina “Adaptando Literatura para Quadrinhos com Câmara Cascudo”. Também na sexta, o Rapper, grafiteiro e produtor cultural Miguel Carcará ministra a oficina “Rimas na poesia de Zila Mamede” no Hotel Bupitaga (17h).
No sábado (16) tem a poeta Regina Azevedo na Tenda dos Autores com o tema “Lendo e Escrevendo com Poetas Nordestinas”, onde apresenta um breve panorama da poesia contemporânea escrita por mulheres nordestinas e propõe exercícios de escrita motivados pelos textos lidos.
No sábado, no Hotel Sun Bay (16h30), tem também “Os Chicos/80” com os músicos Tiago Landeira e Rafael Barros, que estarão acompanhados de violão e percuteria neste passeio pela obra de Chico Buarque de Hollanda. Já no Hotel Pipa Lagoa (16h30) tem a Poesia e a Canção Contemporânea Potiguar com Alexandre Alves e Dácio Galvão.
BIBLIOSESC NO FLIPIPA
Com tradição superior a uma década, a biblioteca móvel do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Bibliosesc) é uma das atrações da oitava edição do FLIPIPA.
O Bibliosesc tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura, pautado em iniciativa arte-educativa que engloba o universo literário e a disponibilidade de uma biblioteca que se desloca para oferecer gratuitamente um acervo atualizado e diversificado à população que mais carece desse serviço cultural.
CORTEJO E ORQUESTRA
A Prefeitura de Tibau do Sul programou diversas atrações para a oitava edição do FLIPIPA. Além da forte presença de alunos das redes pública e privada de ensino, haverá apresentação da Orquestra Guaraíras, na sexta (15), às 17h30, na Tenda dos Autores, além de Cortejo Cultural começando às 17h, no Construpipa e chegando na Praça do Pescador.
LANÇAMENTOS, EDITORAS E SEBOS
A programação do FLIPIPA 2024 inclui lançamentos literários. Entre eles o “Na Contra Mão” de Falves Silva, além das presenças do Sebo Vermelho, Sebo Seburubu, Sebo Gajeiro Curió, Editora da UFRN e Cooperativa da UFRN.
A Editora da UFRN contará com um estande para comercialização de uma vasta seleção de títulos de seu acervo, que abrange diversas áreas do conhecimento, incluindo ciências humanas, exatas, sociais, tecnologia, artes e saúde.
Essa diversidade reflete o compromisso da editora com a produção acadêmica e a disseminação do conhecimento. Além das vendas, a EDUFRN promoverá o lançamento do livro “Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar”, da artista plástica Angela Almeida.
Realizado pela Fundação Hélio Galvão e o Escritório Candinha Bezerra, o FLIPIPA tem patrocínio da Assembleia Legislativa do RN, Governo do RN/Fundação José Augusto/Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Lazer, Sebrae, Fiern/SESI, Fecomércio/SESC, Preserve Pipa/Convention Bureau e Prefeitura de Tibau do Sul.
E conta com Apoio Institucional da Tribuna do Norte, Inter TV, TVU, Athenas Turismo, Armação Propaganda, UFRN/Editora Universitária, Cooperativa Cultural e Consulado Português.
TRADIÇÃO DESDE 2009
O Festival Literário da Pipa recebeu ao longo dos últimos 15 anos diversos nomes da literatura brasileira para debater sobre livros, ideias, memórias e celebrar a história e a cultura popular do Rio Grande do Norte.
Realizado pela Fundação Hélio Galvão, com a curadoria do escritor Dácio Galvão, o FLIPIPA passeou ao longo dos anos pela literatura, quadrinhos, roteiros, biografias e cultura digital.
Presentes nas edições do Festival Literário da Pipa ficcionistas, biógrafos, poetas, educadores e intelectuais de gerações e estilos diferentes. Eduardo Jardim, Marcelino Freire, João Ubaldo Ribeiro, Mia Couto, Arnaldo Antunes, Mário Magalhães, Fernando Morais, Marina Colasanti, Jards Macalé, Antônio Risério, Paulo Betti, Antônio Cícero, Jorge Mautner, Demétrio Diniz, Vicente Serejo, Cassiano Arruda Câmara, Tácito Costa, Ângela Almeida, Woden Madruga, César Ferrario, Vinícius Viramundo, Fernando Yamamoto, Beatriz Madruga, Márcio Benjamin entre tantos outros.
FLIPIPA 2024 (8ª EDIÇÃO)
Praça do Pescador, Pipa
De 14 a 16 de Novembro de 2024
Instagram @flipipaoficial
Curador Dácio Galvão (98761-5100)