Arqueólogos descobriram vestígios de uma fortaleza legionária da época romana, datados de 1,9 mil anos, no Jardim Cloister da Catedral de Exeter, no Reino Unido. Os achados incluem uma rua, edifícios de madeira romanos e a parede de uma casa romana sobreposta por fundações medievais.
“A rua e os primeiros edifícios de madeira datam de 50 e 75 d.C, e formaram elementos do forte da legião romana que está sob Exeter central”, explica John Allan, arqueólogo da Catedral, em comunicado publicado em 31 de março.
Conforme o especialista, as estruturas “provavelmente representam parte de um longo edifício de barracas que se estendia em direção ao grande banho de pedra exposto sob a Cathedral Green no início dos anos 1970”, ele diz. “A parede de pedra posterior é parte de uma casa da cidade desconhecida anteriormente do século 3 e 4”, acrescenta.
A investigação arqueológica ocorre em meio a um de construção de uma nova galeria em substituição às estruturas medievais que foram demolidas em 1656. Os especialistas em conservação de edifícios já começaram a trabalhar em paredes dos séculos 13 e 14 e instalar novos sistemas de drenagem prontos para o início da construção.
Outros trabalhos em andamento no Jardim Cloister incluem a preparação inicial do Edifício Pearson, um prédio do século 19 que será utilizado para hospedar uma nova exposição e loja de tesouros.
Fonte: Revista Galileu