O Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil – Etapa Rio Grande do Norte reuniu gestores municipais, estaduais e nacionais, com representatividade das esferas executiva, legislativa e judiciária em torno do tema “Transferências da União”. O evento, realizado na última quarta-feira (17), contou com presença da governadora Fátima Bezerra, secretários de governo, do Ministério da Economia e da Femurn, parceiros na organização do Fórum.
A governadora ressaltou o contexto político atual para entalecer a importância da realização do Fórum. “A plataforma de transferências de recursos só funciona se houver interação entre os entes federativos. Portanto é importante esse diálogo republicano na esperança de dias melhores e para buscarmos melhores caminhos para a governança. Em nosso Estado temos uma equipe econômica integrada, que tem demonstrado muito espírito público com o uso dos recursos”, frisou.
O titular da pasta estadual de Planejamento, Aldemir Freire, citou que a responsabilidade pelas políticas públicas recai tanto à União, como aos Estados e municípios, e destacou “a importância das transferências públicas em um país gigantesco e tão desigual como o Brasil”. E concluiu seu discurso de abertura do Fórum: “Precisamos ser republicanos e transparentes na transferência desses recursos”.
O evento contou com quase 500 visualizações durante o evento, transmitido ao vivo pelo Youtube Canal SeplanRN (o arquivo do Fórum permanece ativo para visualização). Foram 287 inscrições para participar, sendo 205 oriundas do Rio Grande do Norte e 82 de outras unidades federativas. Das inscrições potiguares, 47 municípios estiveram representados.
O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Cristiano Heckert contextualizou que a pasta recebeu o papel de viabilizar uma plataforma de repasse dos recursos federais. “Mas percebemos que podíamos ir além, nos aproximando dos entes com capacitações e compartilhamento de conhecimentos e tecnologias a partir da rede Siconv, um instrumento não só de transparência e controle, mas de participação social”, disse.
Participaram ainda da abertura do evento o secretário-adjunto substituto da Controladoria Geral da União, Gustavo Roriz, a procuradora-chefe da Procuradoria da República, Cibele Benevides, e o presidente da Femurn, Anteomar Pereira da Silva. O Fórum da Rede + Brasil se estendeu das 9h às 17h. As temáticas incluíram, entre outras, a transparência nos repasses da União, captação de recursos públicos, e a importância da Rede + Brasil.