Galeria Conviv’art, na UFRN, abre exposição sobre 100 anos da Semana de Arte Moderna

Em 1922, o Theatro Municipal de São Paulo foi cenário da Semana de Arte Moderna. Agora, em 2022, a Galeria Conviv’art do Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) se torna o local para a exposição +100 = 22/ Quantos Patos na Lagoa? Apesar dos 100 anos de diferença, a arte e a cultura são pontos em comum entre os eventos. A mostra, que é uma ação integrante do evento 22 em 22: homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna, promovido pela UFRN, será aberta ao público e inaugurada no dia 2 de junho, às 18h.

Com curadoria de Renato De Cara, a exposição +100 = 22/ Quantos Patos na Lagoa? Vem em itinerância de São Paulo, após exibição na Galeria b_arco entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, onde integrou a programação comemorativa em alusão à Semana de 22 da cidade paulistana. Na próxima quinta-feira, a mostra chega ao campus central da UFRN, em Natal, para repetir um pouco do que foi visto em 1922: artistas reunidos, de várias localidades do país, para divulgar produções artísticas e com antigas e novas perspectivas voltadas à cultura nacional.

A exposição coletiva conta com doze artistas: Alexandre Ignacio Alves, Arivânio Alves, Armando Queiroz, Charles Lessa, Delfina Reis, Emidio Contente, Luis Só, Mariano Klautau Filho, Maura Grimaldi, Regina Johas, Uberê Guele e Ulysses Bôscolo. São fotografias, pinturas, livros e outras expressões artísticas influenciadas e inspiradas no movimento artístico-cultural dos modernistas na Semana de Arte Moderna de 1922. A ação pretende ser um local para reunir artistas convidados, locais e interessados na temática, além de dialogar com as obras presentes no acervo do Museu de Arte da UFRN.

Durante a exposição na Galeria Conviv’art, o projeto Galeria Conviv’Art e Museu de Arte do Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) — mediações, orientado pela coordenadora do curso de Artes Visuais, Regina Johas (DEART/UFRN), e pela professora Fabíola Alves (DEART/UFRN), a convite da direção do NAC, realiza visitas guiadas às terças e quintas-feiras, nos horários de 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h até o final da mostra que acontece dia 22 de junho. O agendamento deve ser feito pelo número (84) 3342-2267 (ramal 4).

Sobre o curador

Há quinze anos na área da arte e cultura contemporânea, Renato De Cara é jornalista, mentor, consultor e curador renomado no meio artístico nacional. Além das exposições e feiras de arte, ele colaborou com jornais como a Folha de São Paulo e revistas como a Vogue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial