Girão lança ‘Fake News’ para atacar intenção de compra de vacina por parte do Governo do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou na última sexta-feira, 15, a abertura de negociação para adquirir doses da vacina Sputnik V, produzida pela Rússia. O imunizante será fabricado no Brasil pela companhia União Química. Na próxima terça-feira 19, segundo a governadora, haverá uma reunião com representantes da União Química para o fornecimento da vacina russa ao estado potiguar.

O deputado federal General Girão (PSL-RN), oposição à governadora Fátima, tem divulgado uma arte nas redes sociais em que afirma que o Governo do Estado anunciou compra da vacina “rejeitada pela Anvisa”. Segundo postagem, o deputado questiona se “Será mais um Gópi?”. Porém, a Anvisa devolveu os documentos apresentados pelo laboratório União Química, responsável pela vacina Sputnik V, por não apresentar condições mínimas para submissão e análise pela agência. Por causa disso, o Fundo Russo de Investimento Direto anunciou que em até uma semana irá entregar todas as informações adicionais para o pedido de uso emergencial no Brasil. Isso inclui a permissão para iniciar os ensaios clínicos de fase 3 no país. Esse tipo de estudo é uma das exigências da Anvisa para liberar a utilização emergencial de um antígeno contra a Covid-19. Nove países já registraram o imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya.

OPINIÃO DO BLOG ANTENADO

O deputado federal General Girão (PSL-RN) repete a indústria de “fake news” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que é compartilhada diariamente em âmbito regional, para criar desgaste político com a oposição. A vacina Sputnik V não foi negada, foi apenas solicitado novos testes, pois o processo é complexo.