Google anuncia novidades em sustentabilidade para Maps e buscas

Cada vez mais empresas assumem compromissos com a sustentabilidade. Nesta quarta-feira (6), o Google anunciou novas medidas que visam contribuir na prática para reduzir emissões de carbono em todo mundo. A empresa global de tecnologia também se comprometeu a garantir operações 100% livres de carbono até 2030.

Entre as principais novidades está uma nova funcionalidade no Google Maps, em que as opções de rotas sugeridas levarão em conta não só o tempo de viagem, mas também o consumo de combustível. Já disponível nos Estados Unidos e, a partir de 2022, também na Europa, o serviço mostrará duas opções de caminhos: o mais rápido e o mais eficiente para economizar combustível (quando este não for também o mais rápido).

O Google estima que rotas ecologicamente corretas têm o potencial de evitar mais de 1 milhão de toneladas de emissões de carbono por ano. “Isso é o equivalente a remover mais de 200 mil carros das estradas”, afirma a companhia, em nota.

Outra nova função do Maps são informações em tempo real sobre a disponibilidade de bicicletas e patinetes disponíveis para compartilhamento. Em 300 cidades do mundo — incluindo São Paulo — o serviço já está disponível a partir de hoje.

Fonte: Revista Galileu