O Google deu mais um passo no projeto para reduzir o uso de senhas para login e substituir essa forma de acesso por uma maneira mais simplificada de entrar nos serviços da empresa. A partir deste mês, a companhia vai começar a sugerir que usuários que fizerem o login na conta Google — seja para acessar o Gmail, Google Drive ou outras plataformas do ecossistema — criem a própria chave de acesso (passkey).
Em maio deste ano, a companhia já anunciou a implementação dessa forma de login em todos os seus serviços, mas só agora ela deve começar a sugerir a troca. Apesar de indicar a criação por padrão, entretanto, o Google ainda não vai obrigar você a usar esse método — ao menos durante essa fase de transição, a ideia é oferecer ao consumidor a escolha sobre qual forma de login utilizar daqui para frente.
O que são as chaves de acesso do Google
As chaves de acesso do Google são formas de autenticar um login que trocam o uso de um código digitado por outra forma de confirmar a sua identidade. Esses métodos podem incluir leitura biométrica, reconhecimento facial ou um PIN, ativados no próprio aparelho ou em outro dispositivo de confiança, como o seu smartphone.
De acordo com a empresa, esse método é 40% mais rápido que inserir uma senha e pode ser mais seguro por usar um tipo de criptografia mais eficaz, além de evitar que você repita sempre a mesma senha em muitos serviços ou se esqueça dos códigos cadastrados em diferentes locais.
Se você não quiser esperar o aviso do Google e já quiser configurar uma chave de acesso para a conta, basta clicar aqui e seguir os passos para reduzir desde já o seu uso de senhas.
Fonte: TecMundo