Unidades referência na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias e inovação na rede estadual de ensino já são realidade no Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra assinou, nesta quinta-feira (02), a ordem de serviço para construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) no município de Alexandria, Alto Oeste. Esta é a terceira autorização, o Governo do RN já lançou as ordens de serviço para a construção dos IERNs de Natal e Campo Grande. Amanhã (03), será autorizada mais um em Umarizal. Ao todo serão 12 unidades construídas no estado.
“Valeu o sonho e valeu a luta. Construir a Escola Técnica aqui em Alexandria, através do IERN, significa realizar um sonho de gerações. Eu acompanho essa luta desde a década de 90, portanto uma imensa alegria como professora, hoje na condição de governadora, estar realizando esse sonho. Esta não é uma escola qualquer, o IERN vai preparar nossa juventude para a vida e para o mundo do trabalho, assegurando a formação geral e a preparação profissional”, afirmou a chefe do poder executivo estadual durante a assinatura da ordem de serviço do IERN de Alexandria.
A solenidade ocorreu na Escola Estadual Waldemar Veras, no mesmo auditório onde a governadora, em julho do ano passado, inaugurou as obras de reforma e ampliação da escola, que é uma das mais tradicionais da região, e confirmou Alexandria como uma das 12 cidades do Rio Grande do Norte contempladas com uma unidade do IERN.
O investimento é de aproximadamente R$ 10 milhões na estrutura física e equipamentos. “Vamos construir aqui um dos 12 IERNs que serão implementados em todo o Estado. Os institutos irão ser somados às onze escolas profissionalizantes já existentes para que possamos fortalecer a rede estadual de educação profissional. As novas escolas terão prédios adequados e equipamentos de última geração para uma educação de qualidade”, informou a governadora.
O terreno que sediará o Instituto está localizado na rua Santo Antônio, marginal da RN 117, s/n, bairro Novo Horizonte, em Alexandria.
Os 12 campi seguirão o mesmo modelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), agora em nível estadual. Ao todo, o Governo do RN vai investir R$ 114 milhões. Cada unidade terá área mínima de 8 mil metros quadrados e a previsão de conclusão é de oito meses.
“Inspirados nos Institutos Federais, iremos entregar à comunidade algo que ela vai poder construir o seu futuro a partir do que ela quer ser. A inovação e a tecnologia vai ajudar a encontrar soluções locais e regionais”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Getúlio Marques.
“Esse é um momento histórico para o município de Alexandria”, disse a diretora da Escola Estadual Waldemar de Sousa, Maria José (Zeza), que atende mais de 370 estudantes da cidade. “Essa é a nossa casa. Um ambiente educativo digno do compromisso que o Governo do Estado está tendo com a educação oferecida aos nossos estudantes”, enfatizou.
Os campi terão a capacidade para atender 1.080 estudantes distribuídos em três turnos.
A escolha dos cursos levará em conta a cadeia produtiva e potencial econômico de cada localidade. A previsão é que as aulas comecem em 2023.