Em reconhecimento ao legado do Papa Francisco, que morreu na madrugada desta segunda-feira (21), o Governo do Rio Grande do Norte decreta luto oficial de sete dias. Durante este período, a bandeira do Estado será hasteada a meio-mastro em todas as repartições públicas estaduais. O anúncio foi dado pela governadora Fátima Bezerra durante a missa em sufrágio da alma do papa, na tarde desta segunda-feira (21), na Catedral Metropolitana de Natal. A missa em homenagem ao Santo Papa foi presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom João Cardoso.

O Papa Francisco morreu aos 88 anos, vítima de um AVC, segundo informações oficiais. Morreu durante o “Jubileu”, também chamado de “Ano Santo”, que ocorre a cada 25 anos. Fátima Bezerra destacou sua trajetória em defesa dos mais necessitados, dos que passam fome, das vítimas de guerras, dos que sofrem injustiças, e de luta por justiça social, por inclusão e pela preservação do meio ambiente.
“Considerando a relevância espiritual, ética e histórica da trajetória do Papa Francisco, o Governo do Rio Grande do Norte se irmana ao Governo Federal e decreta luto oficial de sete dias, numa homenagem a sua memória e ao seu legado”, diz a governadora Fátima. “Que ele continue inspirando as gerações presentes e futuras a seguir seus ensinamentos: olhar sempre para os que mais precisam, para os ‘pequeninos’, como chamava Jesus, para os mais humildes, para os que têm sede, para os que têm fome de justiça. Defender o meio ambiente, o diálogo, a união entre os povos e as nações, que a gente não abra mão, nunca, de acreditar e lutar por uma sociedade fraterna e solidária”, finalizou.
Leia na íntegra a nota oficial do Governo do Rio Grande do Norte sobre os sete dias de luto pela morte do Papa Francisco:
“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte manifesta, com profundo pesar, seu lamento pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido nesta data.
Líder máximo da Igreja Católica e figura admirada mundialmente por sua humildade, coragem e incansável compromisso com os pobres, com a paz, a justiça social e o diálogo entre os povos, o Papa Francisco deixa um legado inestimável para a humanidade.
Sua trajetória foi marcada pela defesa incondicional da dignidade humana, da solidariedade, do meio ambiente e da inclusão. Sua mensagem de amor, compaixão e esperança tocou milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Rio Grande do Norte, estado de maioria católica e profundamente impactado por sua liderança espiritual e moral.
Em sinal de respeito, reverência e reconhecimento à sua grandiosa missão, a Governadora Fátima Bezerra decreta luto oficial de 7 (sete) dias em todo o território do Estado do Rio Grande do Norte.
Durante este período, a bandeira do Estado será hasteada a meio-mastro em todas as repartições públicas estaduais.
O povo potiguar se une em oração e solidariedade aos fiéis de todo o mundo neste momento de dor e despedida”.