A governadora Fátima Bezerra anunciou na manhã desta terça-feira, 18, o valor de R$ 23 milhões da renúncia fiscal para o exercício 2025 do Programa Cultural Câmara Cascudo, criado em 1999 por meio da Lei Estadual Nº 7.799. De acordo com o Governo do Estado, foram investidos, em 2024, R$ 32,5 milhões da arrecadação fiscal para impulsionar a produção cultural no RN.
A governadora destacou, na solenidade, os índices positivos de avaliação na área da segurança, os investimentos que vão ser feitos, como pagamento de diárias, com 1.300 agentes extras para garantir o Carnaval tranquilo. Fátima disse ainda que o Carnaval também está dentro dos investimentos na área cultural, que Carnaval também é cultura e movimenta toda uma cadeia produtiva.
A lei sancionada pelo ex-governador Garibaldi Filho, foi criada com base no projeto de lei proposto pela então deputada estadual Fátima Bezerra. Segundo o Governo, no exercício de 2023/24, foram 566 projetos inscritos, 248 aprovados e 134 captaram recursos. Entre os projetos beneficiados estão festivais icônicos como:
Fest Bossa & Jazz
Mada – Música, Alimento da Alma
Mostra de Cinema de Gostoso
Festival Gastronômico e Cultural de Martins
GGCon
Axé Natal