Governadora Fátima Bezerra foi responsável direta pelo show do Safadão na Arena das Dunas em plena pandemia

Na segunda-feira (23), após o show de Wesley Safadão na Arena das Dunas, realizado no sábado (21), um dos organizadores de evento e que também apresenta um programa e uma rádio local, o empresário Ênio Sinedino, usou o espaço para agradecer a governadora Fátima Bezerra que, segundo ele, fora determinante para realizar o evento em Natal: “Queria fazer um agradecimento especial público em primeiro a governadora Fátima Bezerra e em segundo ao secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier. Esses dois foram realmente determinantes para que a gente conseguisse realizar esse evento em Natal”, registrou Sinedino e foi completado pelo colega comunicador e contumaz crítico da gestão petista, Gustavo Negreiros, que de forma elogiosa indagou: “Foi muito bacana, né?”. Ainda na mesma fala, Sinedino repetiu o agradecimento enfatizando que sem a atuação direta da governadora, a festa não teria acontecido: “Foi intervenção dela, direta”, disse o empresário que também agradeceu ao secretário de saúde do município de Natal, George Antunes, e ao prefeito Álvaro Dias.(Veja o vídeo abaixo).

O Blog apurou que a governadora agiu pessoalmente para buscar a aprovação junto ao Comitê Científico dos protocolos para a realização do evento. Protocolos que previam distanciamento através de mesas, proibição da circulação do público, medição de temperatura e uso obrigatório de máscara. Mas o que se viu com os vídeos postados na internet foi muita gente sem máscara, circulando livremente e aglomerações. A Destaque produções chegou a divulgar que o evento na Arena com o cantor Wesley Safadão serviria de teste para um novo formato do Carnatal como publicou a colega jornalista Thaisa Galvão em seu blog. Mas já na segunda-feira, a Destaque percebeu que seria um risco e anunciou o cancelamento da micareta este ano. O Carnatal ficou marcado para dezembro de 2021.

Quatro dias após a festa, um estudante acordou tossindo. O rapaz de 20 anos, que prefere não se identificar, esteve junto com seus colegas na festa e acredita ter adquirido o novo coronavírus no show. Passados 7 dias ele passou a sentir febre e falta de ar. O rapaz conta que esteve na festa com outros 10 amigos e que todos estão com sintomas. Dois deles fizeram o teste que deu positivo para o coronavírus. O nosso entrevistado revelou que teve que sair de casa onde morava com avós e agora está isolado com uma tia. 

O show aconteceu no mesmo fim de semana em que a Prefeitura de Natal abriu os três Centros Covid de Natal registrando 515 atendimentos no dias 21 e 22 e logo após a procura crescente por pacientes na rede privada com sintomas de Covid. Para os infectologistas, o aumento recente no número casos pode ser atribuído às aglomerações causadas por festa e na campanha política, como confirmou o médico infectologista e diretor do Hospital Giselda Trigueiro, André Prudente: “A campanha política com aglomerações e esse show na Arena das Dunas, sem dúvida nenhuma contribuíram para a taxa de transmissibilidade voltar a crescer”, afirmou o médico. Já o infectologista Igor Thiago Queiroz destaca o perigo desses eventos numa pandemia: “São eventos que geram aglomerações de pessoas potencialmente ainda com poucos sintomas ou assintomáticas, mas que são capazes de contaminar as outras”, observou Queiroz.

Na mesma semana do evento foi divulgado que a taxa de transmissibilidade voltou a crescer de forma rápida e assustadora. Hoje, algumas regiões do estado já estão com taxa de transmissibilidade entre 1,3 e 2. Inclusive região metropolitana está em alerta, já que agora cada 100 pessoas contaminadas podem chegar a contaminar até 200.  Resta saber o porquê, diante dessas informações, o estado ou município não cancelaram o show. Ou será que os comitês científicos do Estado e do município não alertaram para o risco da segunda onda ao ver os números de casos voltando a crescer e a ocupação de leitos também.

O Blog tentou obter uma posição do Estado sobre o assunto, mas não obtivemos resposta da assessoria para explicar porque ou como a governadora Fátima Bezerra atuou diretamente na realização de um show que reuniu 4 mil pessoas na Arena das Dunas em plena pandemia com risco de segunda onda de Covid. Já a Prefeitura, sinalizou que viu as imagens do evento e que uma segunda festa programada para o dia 12 de dezembro no mesmo local com o cantor Bell, que está se recuperando da Covid, não deverá ter a autorização do poder público municipal.