As delegações internacionais que participam da 3ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20 foram recebidas nesta segunda-feira (21) pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, acompanhada do Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, em um coquetel de boas-vindas no Complexo Cultural da Rampa, um dos principais pontos históricos de Natal.
“Durante a recepção, a governadora destacou o papel do Rio Grande do Norte e do Brasil no combate à corrupção e na promoção da integridade. “Estamos aqui juntos para reafirmar nosso compromisso com a integridade e o combate à corrupção. A troca de experiências e a colaboração entre as nações são fundamentais para construirmos um futuro mais justo e sustentável”, afirmou a chefe do executivo estadual.
O evento marcou o início de uma semana de debates globais sobre anticorrupção, com foco na elaboração do Plano de Ação 2025-2027, que definirá diretrizes futuras para fortalecer os padrões internacionais de integridade. “Entre os dias 21 e 24 de outubro, somos privilegiados por acolher as discussões do Grupo de Trabalho Anticorrupção, um espaço essencial para o fortalecimento da justiça em nosso país e no mundo”, completou a governadora.
O ministro ressaltou a importância da agenda em Natal e a expectativa de avanços: “O G20 tem uma importância imensa porque é um evento que traz delegados de vários países do mundo aqui para Natal, para discutir um tema super relevante que é o enfrentamento à corrupção. Uma agenda que vai lidar com temas relacionados ao poder público, como a gente pode construir medidas necessárias para combater a corrupção e também com a iniciativa privada para a gente tentar construir junto com esses países uma agenda de integridade também para as empresas privadas”.
O coquetel ofereceu às delegações uma oportunidade de integração em um ambiente culturalmente rico, com apresentações de ritmos tradicionais e gastronomia potiguar.
Acompanharam a governadora a controladora geral do Rio Grande do Norte, Luciana Daltro, os secretários de Segurança e de Comunicação, Coronel Araújo e Daniel Cabral, respectivamente, as secretárias de Planejamento e da Cultura, Virgínia Ferreira e Mary Land, respectivamente, o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Alarico, o presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, e o Procurador-Geral do Estado Adjunto, José Duarte Santana. Também participaram a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, o deputado estadual Ivanilson Maia.