Governadora Fátima destaca importância do ensino profissionalizante

A governadora professora Fátima Bezerra participou nesta terça-feira, 21, da solenidade comemorativa dos 112 anos de instalação do IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte. “Sou autora da emenda que incluiu no plano plurianual a expansão da educação profissional no Brasil. A expansão permitiu que o Brasil passasse de 140 institutos para mais de 600. No Rio Grande do Norte passamos de duas unidades para 22 escolas. Carrego isso na minha biografia e tenho orgulho imenso por que as escolas profissionalizantes preparam o aluno para a vida e são conquista do povo do RN e do Brasil”, afirmou a governadora ao lembrar sua atuação no exercício do mandato de deputada federal em 2003.


Fátima disse que é preciso resgatar a memória de lutas. Também como parlamentar e militante na defesa da educação lembrou que foi autora da proposta que definiu o ex-presidente da República Nilo Peçanha, que criou as Escolas de Artífices no Brasil – origem aos atuais Institutos Federais – como patrono da educação tecnológica brasileira. Nos últimos meses, a governadora lembrou: “sofri, sonhei e lutei com vocês no enfrentamento ao ataque que queria impedir a posse do reitor legítima e democraticamente eleito. Mas é gratificante quando a gente participa das lutas e elas rendem frutos. Hoje está oficialmente empossado na reitoria o professor José Arnóbio. Parabéns professor Arnóbio e comunidade do IFRN, pela força e pela luta com dignidade”.


A governadora citou o programa Nova Escola Potiguar (PNEP), lançado no último mês de julho que vai investir R$ 400 milhões e contempla conjunto de ações estruturantes na educação estadual do Rio Grande do Norte. Serão investidos R$ 400 milhões em capacitação profissional, combate ao analfabetismo, tecnologia da informação, construção de 12 Institutos Estaduais de Educação Profissional (IERNs) – seguindo o modelo dos IFRNs – 10 novas escolas-padrão, reformas em 60 escolas e recuperação em outras 100. “Será o maior investimento em educação na história do RN”, destacou Fátima Bezerra.


Presidente da Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Federais na Assembleia Legislativa do RN, o deputado Francisco Medeiros também ressaltou o fato de “hoje temos o reitor legitimamente eleito exercendo o cargo depois muita luta. Iniciamos esta semana comemorando o centenário de nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Os 112 do IFRN é um legado importantíssimo para povo potiguar em função do aprendizado proporcionado.

Na frente parlamentar temos resistido aos ataques sofridos nos últimos tempos. Parabéns a toda comunidade do IFRN e contem sempre com nosso apoio”, afirmou. “Quando a gente vai ao interior sabemos o que significa o IFRN no Estado. Vemos filhos e filhas das classes trabalhadores com acesso aos Institutos Federais que oferecem educação e conhecimento profissional de qualidade. Me honra participar desta comemoração”, declarou a deputada federal Natália Bonavides.


A coordenadora geral do Sinasefe em Natal, professora Nadja Costa disse que a data é motivo de comemoração e alegria. “Nossa escola ensina ciência, humanismo, arte e política. Lutamos pelos servidores e também para manter propósitos da instituição. Hoje, diante das ameaças à educação, lutamos para manter a qualidade do ensino e a democracia na instituição, respeito ao processo de escolha do reitor, e contra a intervenção que durou oito meses”.
Na solenidade no auditório do IFRN Central de Natal a governadora esteve acompanhada pelo vice-governador Antenor Roberto, secretário estadual de Educação, Getúlio Marques (ex-reitor do IFRN), Gilton Sampaio, diretor da Fapern.

Também participaram diretores e professores do Instituto, Jairo José dos Santos, superintendente da Funcern, a deputada presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Isolda Dantas, os vereadores em Natal Brisa Bracchi, Pedro Górki e Robério Paulinos (os três são ex-alunos do IFRN) e a representante dos servidores terceirizados.