Governo da Flórida toma controle do distrito autônomo da Disney World

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou nesta segunda-feira (27) uma lei que dá ao governo local o controle do distrito autônomo dos parques da Disney World, em Orlando. DeSantis, um ultra conservador republicano e pré-candidato à presiência dos EUA, vem travando uma forte disputa com a Disney World por conta da chamada lei “Don’t say gay” (“Não diga gay”, em tradução direta), que proíbe educação sexual em escolas da Flórida. A Disney se opôs fortemente à medida, de autoria de DeSantis.

“Hoje o reino corporativo finalmente chega ao fim”, disse o governador da Flórida em uma cerimônia de assinatura da lei, em Lake Buena Vista. “Há um novo xerife na cidade, e a responsabilidade será a ordem do dia”.

Desde 1967, a Disney tinha o status de distrito autônomo, o que significa que a região onde ficam os parques da empresa – e também condomínios e resorts – tinha um governo próprio, com autonomia do governo estadual da Flórida. A administração da Disney, financiada por impostos de quem mora na região, era responsável por serviços públicos como emergências médicas, proteção e socorro contra incêndios, geração e distrubuição de água potável e energia elétrica e coleta e reciclagem de lixo.