Regulamentar as ações, os programas e projetos para a juventude. Esse é o objetivo da 4ª Conferência Estadual de Juventude que discute a construção de um Plano Estadual para os jovens no Rio Grande do Norte. A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta sexta (27), na Escola de Governo, Centro Administrativo, com a presença da governadora Fátima Bezerra.
“Desde de que assumimos a gestão do governo, nossa preocupação foi ampliar a atenção, o cuidado e a garantia de direitos para nossos jovens, reconhecendo a juventude também como figura-chave no processo de transformação da nossa sociedade”, afirmou a chefe do poder executivo estadual.
A etapa estadual acontece nesta sexta e sábado, dias 27 e 28, depois da realização de um processo conferencista em todo o RN. Foram 46 conferências municipais, 3 intermunicipais e 9 conferências livres com 135 delegados eleitos para representarem seus municípios ou segmentos.
“Estamos colocando em prática a prerrogativa que nos levou à criação de uma Secretaria voltada para Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos: a de conversar, ouvir as demandas desta importante parcela da população do Estado e do Brasil, que é a nossa juventude”, ressaltou a governadora.
Para Fátima Bezerra, um dos maiores desafios a ser enfrentado não só no Estado, como em todo o país, é viabilizar mais oportunidades e combater a violência que atinge a juventude. “Desde que assumimos, em 2019, conseguimos reduzir em 23,7% o número de assassinatos de jovens negros no nosso Estado que tem mais de 570 mil jovens com até 24 anos, e uma taxa de desocupação em torno de 30%”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.