Governo diz que poderá vacinar crianças em janeiro

O Ministério da Saúde informou em nota divulgada nesta segunda-feira (27/12) que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19 deve começar em janeiro. A pasta diz que formalizará a decisão no dia 5 de janeiro, “após ouvir a sociedade”. As doses devem estar disponíveis a partir do próximo dia 10.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou no dia 16 de dezembro a aprovação do uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, mas o governo vinha adiando o cronograma para o início da vacinação.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a afirmar que não havia emergência em vacinar crianças menores de 12 anos. “Os óbitos de crianças estão dentro de um patamar que não implica decisões emergenciais. Ou seja, isso aqui favorece que o Ministério tome uma decisão baseada em evidência científica de qualidade, na questão da segurança, na questão da eficácia e da efetividade”, disse.

O presidente Jair Bolsonaro também se posicionou contra a vacinação dessa faixa etária. “Não tá havendo morte de criança que justifique algo emergencial […] Tá morrendo criança de 5 a 11 anos que justifique algo emergencial? É o pai que decide, em primeiro lugar”, afirmou.