Governo do Estado e UFRN assinam ordens de serviços para construção do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participou, nesta segunda-feira, 14, na Governadoria, da solenidade de assinatura das ordens de serviços para a realização de obras no Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX). A partir do Programa Governo Cidadão, do Governo do Estado, com recursos do Banco Mundial, serão investidos mais de R$ 7 milhões para infraestrutura, reforma e adaptação, além da construção de subadutora para abastecimento de água.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou a importância das obras para promover as condições necessárias ao funcionamento do PAX, que impulsionará o desenvolvimento do Estado. “Essas assinaturas significam não somente a ampliação de infraestrutura, mas também dá condições para as empresas trabalharem na inovação e trazerem riqueza para nosso Estado”, comemorou.

As ordens de serviço foram assinadas pela governadora do Estado, Fátima Bezerra, que ressaltou o significado desse passo para consolidar o Parque Tecnológico do RN. “Temos clareza do quanto esse parque vai promover de oportunidades para o povo. Sabemos que ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para avançarmos na construção de uma sociedade moderna, que traga cidadania, emprego, inclusão social e desenvolvimento”, afirmou.

Também presente na solenidade, a assessora especial para o PAX, Ângela Maria Paiva Cruz, explica que a atual fase do projeto inclui a aquisição de mobiliário e equipamentos, cuja verba está em processo de negociação. Além disso, a UFRN tem elaborado um projeto para submeter à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a fim de consolidar a próxima etapa do Parque, com recursos para custeio do seu funcionamento por 5 anos.

O projeto do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) envolve parcerias entre UFRN, Governo do RN, Fecomércio, Fiern, Sebrae/RN, Fapern, prefeituras das cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, além da UERN, Instituto Santos Dumont e IFRN. Nesse sentido, governo, empresas e instituições de ensino trabalham em conjunto para criar um ambiente de inovação. As instalações do PAX, no município de Macaíba, possuem área total de 50 hectares, 15 mil metros quadrados de área construída e 70 salas, onde serão abrigados centros de pesquisa e capacitação, laboratórios multiuso, incubadoras tecnológicas e observatórios.