Governo do Estado ganha 38 novos tecnólogos em Gestão Pública

Em solenidade realizada, na noite desta quinta-feira (9), no auditório do Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 38 servidores públicos estaduais se formaram no curso de Tecnologia em Gestão Pública. O curso é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), e o IFRN. Outras duas turmas estão em andamento, com previsão para conclusão nos próximos semestres.

O secretário da Administração, Pedro Lopes, que esteve no evento, destacou a importância dessa capacitação para a otimização dos serviços prestados à população e adiantou que outros 80 servidores do RN se somarão ao grupo de tecnólogos em Gestão Pública. “A parceria entre o Governo do Estado e o IFRN tem sido fundamental para formar servidores públicos com competências e habilidades gerenciais. Agora formados, os novos gestores públicos devem exercer suas funções ainda mais motivados e valorizados, oferecendo um serviço ainda melhor à sociedade”.

Também presente na cerimônia de colação de grau dos formandos, o diretor-geral da Escola de Governo, João Emanuel Evangelista, lembrou que é missão da instituição desenvolver as competências dos servidores públicos estaduais a fim de otimizar a capacidade da administração estadual na gestão das políticas públicas. “A capacitação profissional é um dos requisitos básicos para manter a qualidade da equipe e, consequentemente, da produtividade de uma organização. O investimento em programas de qualificação favorece tanto o servidor quanto o Governo do Estado, uma vez que o colaborador agrega valor para si e para o cidadão por meio de melhorias no ambiente, nos processos e no atendimento”.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública integra o Programa de Formação de Gestores do Rio Grande do Norte, que é desenvolvido pela Escola de Governo e oferece formação abrangente nas áreas de Legislação, Administração, Contabilidade, Mercado Financeiro e Sociologia. Esse aprendizado fornece ao aluno uma noção da problemática do crescimento e expansão dos municípios, aprimorando o desempenho dos futuros gestores à medida que proporciona uma visão integrada das estratégias de formulação e implementação de políticas públicas do Executivo Estadual. Por meio do programa, a EGRN já firmou parceria com instituições diversas – entre elas a UFRN, a UERN e a UnP, sendo responsável pela formação de centenas de novos tecnólogos.

Servidor lotado na Unidade de Controle Interno da Secretaria de Estado da Tributação (SET), Francisco do Rego Júnior é um dos 38 novos graduados em Tecnologia em Gestão Pública. Para ele, o curso representa a conclusão de um sonho pessoal. “Agradeço demais por ter tido a oportunidade de fazer esse curso, o qual nos proporcionou muito conhecimento na área e também sabedoria para tomar decisões enquanto gestores públicos. A graduação em Gestão Pública é a realização de um sonho”, declarou.