A expansão de leitos de UTI continua como uma força-tarefa do Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para conseguir reduzir a fila por espera de um leito Covid no estado e salvar vidas. Nesta semana foram abertos 39 leitos, entre UTIs e clínicos. Com ocupação em 96,4% de leitos críticos de UTI e 780 leitos disponíveis pelo SUS no RegulaRN, sendo 406 clínicos e 374 leitos clínicos, a Sesap tem buscado soluções e celeridade para aumentar mais ainda a rede.
De acordo com a Sesap, foram abertos nesta semana:
20 leitos no Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante, sendo 10 clínicos e 10 de UTI
5 leitos de UTI no Hospital Coronel Pedro Germano, o Hospital da Polícia Militar
5 leitos clínicos no Hospital Regional Hélio Morais Marinho (Apodi)
9 leitos no Hospital Universitário Onofre Lopes, sendo 5 de UTI e 4 clínicos
O Hospital da Polícia receberá mais cinco leitos de UTI em breve, somando 10 leitos críticos em um curto espaço de tempo. “Isso reforça o esforço conjunto entre HPM e Sesap para ampliar a assistência de alta complexidade Covid-19 no estado. Reforçando que mantivemos aberta a UTI geral para dar assistência às cirurgias vasculares de maior gravidade que estão mantidas no serviço”, disse o diretor do HPM, coronel Ricardo Jorge.
A abertura de leitos ajuda a desafogar a rede estadual de saúde, que está pressionada com a escalada crescente de casos graves de Covid-19. “Desde o início da pandemia estamos sendo parceiros da Sesap, entendendo que somos peça fundamental para auxiliar nesse esforço coletivo de combate a pandemia”, reforça o diretor.
Além dos 39 leitos abertos esta semana, a Sesap tem previsão de expandir 69 leitos em breve, sendo três leitos de UTI no Hospital Regional Tarcísio Maia, já foram abertos 10 leitos de UTI; 12 leitos de UTI no Hospital da LIGA, também em Mossoró; 10 leitos clínicos em Apodi; e quatro leitos de suporte ventilatório no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina).
Ainda serão instalados 40 leitos de UTI no Hospital João Machado, elevando o número de leitos Covid para 100, sendo 75 críticos e 25 clínicos.
EXPANSÃO DE LEITOS
146 novos leitos
96 UTI
35 clínicos
15 suporte ventilatório
Região Metropolitana:
- Hospital Alfredo Mesquita em Macaíba: em funcionamento 10 de UTI e 8 leitos clínicos
- Hospital Giselda Trigueiro: 11 críticos foram abertos na expansão e hoje são 35 no Regula RN
- Hospital Coronel Pedro Germando, Hospital da Polícia: 10 leitos de UTI em expansão, foram abertos 5.
- Hospital João Machado: 40 leitos de UTI e 10 clínicos . Hoje o hospital tem 35 leitos abertos de UTI e 15 clínicos, serão 75 leitos críticos e 25 clínicos com a expansão que contará com 100 leitos de atendimento Covid.
- Hospital de Campanha de São Gonçalo: 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos (ABERTOS DIA 24 de MARÇO)
Oeste:
- Hospital Rafael Fernandes: 16 Leitos clínicos, no momento com 10 leitos de UTI e 21 clinicos.
- Hospital Tarcísio Maia: 10 abertos e serão abertos ainda mais 3 leitos críticos.
- Hospital São Luis:10 leitos de UTI ( atualmente com 50 leitos de uti e 15 clínicos)
- Hospital Dr Aguinaldo Pereira Silva: Caraúbas: 5 leitos clínicos e 2 leitos de suporte ventilatorio.
-Hospital Regional Hélio Marinho em Apodi: abertos novos 2 leitos de uti e 7 leitos clínicos, atualmente dispondo de 5 de UTI e 15 leitos clínicos.
Seridó:
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes – Caicó: 5 leitos críticos. Atualmente dispondo de 35 leitos de UTI e 13 leitos clínicos.
Hospital Regional Mariano Coelho, aberto novos 2 leitos clínicos, dispondo atualmente de 5 leitos de uti e 9 clínicos.
Mato Grande:
Hospital Regional em João Câmara – prevista abertura de novos 4 leitos críticos. Atualmente dispõe de 5 leitos de UTI, 11 leitos clínicos e 3 leitos de suporte ventilatorio pulmonar.
Potengi:
Hospital Regional de São Paulo do Potengi- prevista expansão de 4 leitos críticos. Atualmente dispõe de 6 leitos de UTI e 10 leitos clínicos.
Alto Oeste:
Hospital Regional de Pau dos Ferros- ampliou 5 leitos críticos , dispondo atualmente de 15 leitos de UTI e 10 clínicos, além de 3 leitos de suporte ventilatorio.
Vale do Açu:
Hospital Regional de Assu- ampliou 6 leitos clínicos, dispondo atualmente de 10 leitos de uti e 6 clínicos.