Governo do RN lança reedição de ‘O Sindicato do Garrancho’ nesta quinta-feira (20)

A quarta edição da obra histórica “O Sindicato do Garrancho”, da professora Brasília Carlos Ferreira, será lançada nesta quinta-feira (20), às 17h, no Palácio Potengi, prédio histórico onde está instalada a Pinacoteca do Estado. O livro foi editado e impresso no parque gráfico estadual, composto pela Gráfica Manimbu, administrada pela Fundação José Augusto (FJA), e o Departamento Estadual de Imprensa (DEI-RN).

Após mais de duas décadas, a obra retorna enriquecida com novos textos introdutórios e novo projeto gráfico, preservando o texto original e renovando sua identidade para os leitores contemporâneos. O prefácio da quarta edição é assinado pelo professor Homero Costa e o posfácio pelo professor Willington Germano, que na ocasião do lançamento fará uma apresentação e conduzirá o bate-papo sobre esta que é considerada a principal obra da professora Brasília.

Fruto da dissertação de mestrado da autora, realizado na Pontifícia Universidade Católica/PUC-SP, a primeira edição foi publicada em 1986 pela Editora Universitária (EDUFRN). A segunda edição de “O Sindicato do Garrancho” foi impressa em 1989 e a segunda circulou no ano 2000, ambas pela Coleção Mossoroense, editada pela Fundação Ving-un Rosado.

O livro é um importante documento da memória da luta dos trabalhadores no Rio Grande do Norte e no Brasil, situando a resistência do grupo de salineiros em um ambiente político marcado pelo modo autoritário que marcou a Era Vargas e a iminência do Levante de 1935.

Aliando a participação nas lutas sociais com a atividade de pesquisadora e docente, a autora traduz o impacto da mobilização dos salineiros como retrato e exemplo do poder popular quando organizado em prol da melhoria da vida coletiva. Resultado da organização coletiva e da participação desses trabalhadores na determinação de seus próprios destinos, a obra dispõe os acontecimentos e exibe a humanidade por trás da luta sindical do século XX.

Brasília Carlos Ferreira – Nasceu em Serra de São Bento, município do Rio Grande do Norte, em 06 de abril de 1951. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1975. De 1978 a 2013, fez parte do quadro docente dessa instituição. Com mestrado pela PUC/SP, doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université Paris I, Panthéon-Sorbonne, a autora publicou diversos livros sobre os trabalhadores do Brasil, como “Trabalhadores, Sindicatos, Cidadania e Bangu: Memórias de um militante”.

Manimbu – Criada em 1965, a Gráfica Manimbu vem cumprindo papel extremamente importante para a concretização de algumas ações da Fundação José Augusto. Após passar 12 anos desativada, em 2021 a instituição renovou o maquinário e recuperou sua função de dar suporte às produções editoriais do Governo do RN, atuando em parceria com o DEI-RN.

Situada à rua Açu, 666, por trás da sede da FJA, em 2024 a Manimbu editou e imprimiu o livro “A Universidade da Palha”, do professor Clementino Câmara, resgatando um estudo de botânica de extrema importância, além de encartes, folhetos de cordel para o projeto Chico Traíra e outras obras, como esta “O Sindicato do Garrancho”.

Sobre o parque gráfico – Retomado a pleno vapor em 2024, o parque gráfico do Governo do RN voltou a editar e imprimir publicações e edições diversas, como as obras “Roseira Brava”, de Palmyra Wanderley, e “O Cachimbo de Imbém”, de Sebastião Genicarlos, o primeiro registro em livro acerca de uma comunidade quilombola, no caso, Boa Vista dos Negros, de Parelhas. O DEI-RN foi instituído no ano 2000, após mudança do nome da Companhia Editora do Rio Grande do Norte (CERN).

Serviço: Lançamento do livro “O Sindicato do Garrancho”, de Brasília Carlos Ferreira| Apresentação da obra e bate-papo com Willington Germano.

20 de março de 2025 (quinta-feira).

17h – Preço do exemplar: R$ 25.

Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado – Praça Sete de Setembro, Cidade Alta. Natal (RN).