Governo do RN participa de inauguração de pacote de ações de sustentabilidade no Aeroporto de Natal

No mês de abril, dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Rio Grande do Norte recebeu nesta segunda-feira (28) uma sala multissensorial para pessoas neurodivergentes no Aeroporto de Natal. A ação faz parte do novo pacote de medidas de ESG (Ambiental, Social e de Governança) da Zurich Airport Brasil, atual concessionária do terminal aéreo.

Segundo Iris Oliveira, secretária estadual de Habitação, Trabalho e Assistência Social, que representou a governadora Fátima Bezerra na solenidade, a inauguração da sala multissensorial reforça os esforços do governo estadual para posicionar o Rio Grande do Norte como um destino mais acessível, inclusivo e sustentável.

Ela explicou que a instalação de salas multissensoriais em prédios públicos de grande circulação já é uma prática adotada pelo Governo do Estado. Espaços semelhantes funcionam em unidades da Central do Cidadão. “Sabemos o quanto esses ambientes são acolhedores para as pessoas que precisam desse tipo de espaço, sejam crianças ou adultos com transtornos. Isso é muito importante”, disse.

O novo espaço – que fica dentro do terminal de embarques do aeroporto – é voltado para oferecer acolhimento a pessoas neurodivergentes, como autistas, indivíduos com TDAH e dislexia. O ambiente conta com iluminação controlada, estímulos sensoriais reduzidos, puffs para descanso, poltrona simuladora de aeronave e atendimento capacitado.

De acordo com Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, o projeto das salas para pessoas neurodivergentes nasceu no aeroporto de Florianópolis (SC), também administrado pela concessionária. “Não é uma brinquedoteca: é um espaço reservado, pensado para que essas pessoas tenham um ambiente calmo, com estímulos sensoriais adequados”, explicou.

Segundo Júlia Lopes, diretora de Planejamento e Fomento da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a adoção de salas multissensoriais é uma política do Ministério dos Portos e Aeroportos que será implementada em vários terminais aéreos do país. Atualmente, há cinco salas em funcionamento: Florianópolis (SC), Vitória (ES), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Recife (PE). “Algumas novas salas estão previstas ainda para o primeiro semestre, em Fortaleza (CE), Brasília (DF), Galeão (RJ) e Viracopos (SP). A previsão é de chegarmos a 20 salas até 2025”, disse.

Usina solar

O pacote de ações da Zurich Airport inclui ainda o lançamento do projeto da Usina Solar do Aeroporto de Natal, com investimento de R$ 25 milhões, e a implantação de um sistema de fornecimento de energia limpa para aeronaves em solo, visando reduzir emissões de carbono.

“É um dos maiores investimentos que fazemos como empresa que não sejam regulatórios. Quando assumimos um aeroporto, temos uma série de investimentos obrigatórios pelo contrato de concessão. Este não é um investimento obrigatório; é um investimento em geração de energia, que faz parte do nosso compromisso ESG e demonstra o quanto acreditamos no estado. Somos parceiros por 30 anos e damos mais uma amostra dessa parceria”, afirmou Ricardo Gesse.

A Zurich Airport também anunciou a evolução de 25% para 90% na destinação correta de resíduos sólidos no aeroporto. Outra inovação que avança é a implantação de uma nova tecnologia para fornecimento de energia limpa às aeronaves em solo, um projeto que recebeu investimento de R$ 7 milhões. Por meio de equipamentos instalados nas pontes de embarque, as companhias aéreas passam a utilizar a energia renovável do aeroporto para manter a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões funcionando enquanto estão no pátio. Com a iniciativa, será possível evitar a emissão de 2.200 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 18 mil árvores anualmente.

Também participaram da solenidade o coronel Francisco Araújo, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social; o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho; o coronel Alarico Pessoa, comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte; e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado. Estiveram presentes ainda representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além de representantes do secretariado de São Gonçalo do Amarante.