Governo do RN realiza aula inaugural do Programa Gente do Campo

O Governo do Rio Grande do Norte realizou ontem (14), no auditório da Escola de Governo do RN, Centro Administrativo em Natal, a aula inaugural do Programa Gente do Campo. Promovido pela Emater-RN, Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), o Programa selecionou 125 técnicos, majoritariamente integrantes do grupo de agricultores familiares, sendo 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior.

Também participarão do processo de formação do Gente do Campo 35 servidores da Emater, selecionados por meio de edital próprio. Os aprovados serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – lato sensu.

Para ministrar a aula inaugural, foi convidado o professor Sérgio Schneider, titular nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele falou sobre “O papel da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na construção de sistemas agroalimentares sustentáveis”. Após a aula inaugural, foi realizada uma solenidade com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário titular da Sedraf, Alexandre Lima, do diretor-geral da Emater, Cesar Oliveira, como também da reitora da Uern, Cicília Maia. Também participou, representando a Assembleia Legislativa, a deputada estadual, Isolda Dantas, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Gurgel, e lideranças dos movimentos sociais relacionados à agricultura familiar.