A rede estadual de Saúde do Rio Grande do Norte vai ampliar a cobertura na Região Metropolitana de Natal com dois projetos aprovados no PAC Seleções (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. O Governo do Estado garantiu investimentos para a construção de uma maternidade, especializada no atendimento de gravidez de alto risco, e de uma policlínica, voltada para exames e diagnósticos, na capital potiguar.
Segundo a secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, a nova maternidade estadual, com mais de 100 leitos, será construída na Zona Norte de Natal. Além disso, a estrutura será complementada por um Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. O local escolhido para abrigar o equipamento é próximo ao Hospital Estadual Dr. José Pedro Bezerra, mais conhecido como Hospital Santa Catarina.
Ainda de acordo com Ramalho, este novo empreendimento visa aprimorar os serviços de saúde materno-infantil na Região Metropolitana, oferecendo atendimento especializado e de qualidade para gestantes e recém-nascidos em situações de maior complexidade.
A secretária de Saúde reforçou que a nova maternidade estadual vai contribuir para uma melhor assistência às mulheres grávidas da Grande Natal. “A nova maternidade vai promover um aumento na rede de assistência de toda a Região Metropolitana, com mais de 100 novos leitos, ficando junto ao Hospital José Pedro Bezerra, que já presta um serviço imenso para toda a Zona Norte da capital e diversos municípios próximos”, detalhou.
Já a nova policlínica vai garantir serviços de consultas com médicos de especialidades diferentes, além permitir a elaboração de exames gráficos e de imagem para diagnósticos clínicos. “A nova policlínica vai dar continuidade à política pública que a Sesap já aplica no interior, através dos consórcios de saúde, em parceria com as gestões municipais, trazendo serviços especializados, com consultas e exames, para servir à população das cidades que mais demandam esse tipo de serviço”, explicou Lyane Ramalho.
Ampliar a assistência em saúde
Segundo a secretária estadual de Planejamento, Virginia Ferreira, os investimentos se juntam à construção do novo Hospital de Trauma, que teve projeto concluído e enviado a Casa Civil e Ministério da Saúde. A unidade hospitalar, já incluída na lista de projetos do Novo PAC (lançado em agosto do ano passado), está sendo planejada para servir à Região Metropolitana de Natal, prometendo um avanço crucial na infraestrutura de saúde da área.
“Estamos muito entusiasmados com os investimentos anunciados, que se somam ao projeto do novo Hospital de Trauma. Estamos aguardando ansiosamente as próximas etapas. Esses equipamentos hospitalares serão de suma importância para a Região Metropolitana de Natal. O governo da professora Fátima Bezerra está comprometido em promover um avanço crucial na infraestrutura de saúde da área, proporcionando um atendimento de qualidade e acessível para toda a comunidade”, disse ela.
Ainda segundo Virgínia Ferreira, o objetivo principal desses investimentos é ampliar a cobertura da assistência em saúde no Rio Grande do Norte, tornando mais acessíveis consultas médicas, exames e outros procedimentos essenciais para a população.
“O empenho dos servidores e servidoras das diversas secretarias do estado foi fundamental para que o executivo enviasse o maior número possível de projetos ao PAC Seleções. A gratificação veio pela quantidade de aprovações alcançadas, demonstrando o comprometimento e a eficiência desses profissionais em buscar o desenvolvimento e o bem-estar para a população do Rio Grande do Norte”, complementou a secretária.
Obras do PAC Seleções nos municípios
Para a área da Saúde, o Rio Grande do Norte conta com 42 municípios contemplados com recursos do Novo PAC Seleções 2023, para financiamento de 69 projetos, representando um investimento de R$ 194 milhões. A conquista é fruto do empenho do estado e dos municípios, que inscreveram propostas para o processo seletivo divulgado na semana passada pelo Governo Federal.
Além dos dois projetos apresentados pela Sesap para Natal, a saúde do Rio Grande do Norte teve selecionados para o recebimento de recursos os seguintes investimentos: Centro Especializado em Reabilitação IV (Assu), três Centros de Atenção Psicossocial (Macaíba, Natal e Parnamirim), 11 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU (duas para Açu, cinco para Mossoró e Baraúna, Riachuelo, São José do Campestre e Umarizal), 10 unidades odontológicas móveis (Canguaretama, Jandaíra, João Dias, Mossoró, Parazinho, Pedro Velho, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Miguel do Gostoso, Senador Elói de Souza) e 42 Unidades Básicas de Saúde (Açu, Baía Formosa, Baraúna, Caiçara do Norte, Campo Grande, Canguaretama, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Itaú, Jaçanã, João Câmara, Lagoa de Pedras, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Macau, Mossoró, Natal, Parazinho, Parnamirim, Pendências, Porto do Mangue, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riachuelo, Santa Cruz, São Francisco do Oeste, São José de Mipibu, São José de Campestre, Serra do Mel, Sítio Novo, Tenente Ananias e Triunfo Potiguar).
Ao todo, o Rio Grande do Norte teve 222 obras e equipamentos previstos no Novo PAC Seleções. As obras vão ser realizadas em 120 municípios do estado e são nas áreas as de saúde, educação, esporte e cultura.