Governo Federal divulga carta enviada por Joe Biden a Bolsonaro; documento é divulgado após Lula pedir apoio de Biden nas vacinas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro como agradecimento à mensagem enviada pelo brasileiro na sua posse, em janeiro. Na carta, Biden diz que está pronto para uma “estreita colaboração” com o Brasil e cita parcerias no combate à pandemia e no meio ambiente.

O conteúdo da carta foi divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência. A íntegra do documento não foi divulgada. De acordo com nota da Secom, a carta tem data do dia 26 de fevereiro, pouco mais de um mês depois da posse do americano.

Na carta, Biden lembra as visitas que fez ao Brasil no período em que foi vice-presidente, cita semelhanças na História dos dois países e diz que “não há limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos”, de acordo com a Secom.

Segundo a Secom, no fim da carta Biden também “salientou que seu governo está pronto para trabalhar em estreita colaboração com o governo brasileiro neste novo capítulo da relação bilateral”. Biden e Bolsonaro, no entanto, ainda não se falaram por telefone desde a posse do democrata.

A divulgação da carta ocorreu no dia seguinte à veiculação de trechos de uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à rede de TV americana CNN. No trecho, Lula pede que Biden repasse a outros países as 30 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca que estão estocadas nos EUA sem uso, e também que convoca uma cúpula do G-20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, para discutir uma distribuição mais equitativa dos imunizantes no mundo.

Fonte: Jornal O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial