O Governo do Rio Grande do Norte lançou ontem (19), em solenidade no Centro de Convenções de Natal, cinco cursos de qualificação profissional e técnica para 46 cidades potiguares. As capacitações, promovidas por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), somam investimento de R$ 1 milhão do Projeto Governo Cidadão, com recursos viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.
A partir de maio, serão realizados cursos de Técnicas para Garçom, Gestão de pequenos negócios em comércio e serviços, Boas Práticas no Manejo de Alimentos, Instância de Governança Municipal e Turismo de Base Comunitária.
“Um maior acesso à formação encaminha para uma maior profissionalização da atividade turística, e com isso naturalmente teremos maior qualidade nos produtos turísticos oferecidos no estado. Esse é um ciclo virtuoso que toda gestão deve incentivar”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o lançamento.
Participaram da solenidade o vice-governador Antenor Roberto; a secretária estadual de Turismo, Aninha Costa; o secretário estadual de Infraestrutura e da Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais (Segri) Gustavo Coelho; além do vice-presidente do sistema Fecomércio RN, Itamar Manso.
Entre as cidades contempladas estiveram presentes à solenidade, representações de Acari, Areia Branca, Assú, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Florânia, Galinhos, Guamaré, Macau, São José do Campestre, Tibau do Sul e Touros.
“A gente agradece ao Governo do Rio Grande do Norte por levar essas formações para o litoral norte. Nossa cidade está recebendo o curso de Técnicas para Garçom, o que vai capacitar nossos trabalhadores a receber melhor o turista que vem do exterior e de todo o Brasil. A gente tem certeza que esses são cursos de qualidade e que os nossos jovens serão bem capacitados para garantir um atendimento de excelência para os turistas”, disse Renato de Doquinha, Prefeito de São Miguel do Gostoso.
O Senac foi contratado para ministrar as capacitações. Ao todo serão ofertadas 1500 vagas em cursos com duração que variam entre 16h e 80h. Essa é a segunda leva de cursos ofertados pela Setur. No ano passado, entre setembro e dezembro, outra série de cursos capacitaram 332 pessoas em 24 cidades potiguares.
“Os lançamentos desses cursos fortalecem uma diretriz que temos assumido na Setur: a de levar formação técnica para os municípios potiguares a fim de melhorar a capacitação dos trabalhadores e servidores públicos do turismo. Queremos com isso pavimentar o caminho para a regionalização do turismo potiguar, ampliando o impacto positivo dessa indústria na economia de todas as regiões do estado”, analisa a secretária Aninha Costa.
Assinatura de Ordem de Serviço dá início a consultoria em turismo
Aproveitando a presença da governadora Fátima Bezerra, também foi assinada uma ordem de serviço para início de consultoria em turismo em três municípios potiguares: Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. O projeto conduzido pela empresa de consultoria Turismo 360 vai realizar um diagnóstico das atividades e potenciais dessas localidades para desenvolvimento de novas experiências turísticas.
Além da governadora, estiveram presentes na solenidade de assinatura os prefeitos dos municípios contemplados: José Renato Teixeira de Souza (São Miguel do Gostoso), Pedro Ferreira de Farias Filho (Touros) e Pedro Henrique de Souza Silva (Pedra Grande). O vice-governador, Antenor Roberto, a Secretária de Turismo, Aninha Costa, e a Líder de Estratégia da Consultoria Turismo 360, Marcela Pimenta, também participaram da assinatura do documento.
O projeto terá três fases, partindo de uma avaliação situacional dos produtos e atrativos turísticos das três cidades, passando pelo desenho de experiências turísticas sustentáveis e, ao final, também será realizado um seminário para transferências de resultados. A partir da assinatura da ordem de serviço, o estudo nos três municípios passa a ser desenvolvido.
“Nosso governo tem investido no desenvolvimento do turismo, e tem buscado ajudar a diversificar os atrativos do nosso estado. Tenho certeza que essa consultoria vai revelar novos potenciais nessas três cidades, ajudando na construção de novas experiências para o turista que escolhe o Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima Bezerra.