O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva instalou nesta quarta-feira (8) a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, que será composta por integrantes de 18 ministérios. O grupo vai monitorar as ações de combate à derrubada de florestas e acompanhar as políticas públicas relacionadas à Amazônia, entre elas:
a conservação da diversidade biológica;
e redução das emissões de gases de efeito estufa.
A comissão foi criada ainda no dia 1º de janeiro durante a posse presidencial, quando o presidente Lula assinou o decreto permitindo a instalação do grupo.
Além dessa comissão, o governo também restabeleceu o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e criou de planos semelhantes para os outros briomas: Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal.
O PPCDAm foi implementado durante o primeiro governo Lula, em 2004. Ele tinha o objetivo de reduzir o desmatamento na Amazônia e criar mecanismos para um modelo de desenvolvimento sustentável na região da floresta.
O governo ainda pretende criar “subcomissões” responsáveis por cada bioma. Elas ficarão responsáveis pela elaboração de planos de ação com cronogramas, metas, objetivos e prazos para serem cumpridos.