O Governo do Estado do RN, através da Procuradoria Geral do Estado – PGE, está tornando mais ágil e mais célere as demandas de saúde da população potiguar que são ou estão em vias de serem judicializadas. Primeiramente implantou o Cejusc-Saúde em parceria com o TJRN, em julho de 2019. Desde então, centenas de audiências já foram feitas, colocando na mesma mesa de negociação a justiça, o cidadão e o Estado, na busca de resoluções mais rápidas e mais baratas para todas as partes.
Agora, a PGE-RN contribuiu de forma fundamental para tornar possível o ADJ-Saúde (Atendimento das Demandas Judiciais – Saúde) na Justiça Federal/RN, um sistema de comunicação informatizado que ganhou o selo de Desburocratização do Conselho Nacional de Justiça.
A PGE produziu um esforço especial, em forma de mutirão, e acabou reduzindo a fila de processos em espera por tratamento, passando de 1.600 para 250 processos, nesta data. O acervo menor torna possível mais agilidade e mais qualidade nas respostas da Sesap-RN. Consequentemente, essa eficiência maior pode resultar em um número menor de bloqueios judiciais nas contas do Estado do RN, o que gera mais capacidade financeira para novos investimentos.