Para acertar uma metodologia de finalização das obras em curso em 39 queijeiras na região Seridó, o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, reuniu virtualmente ontem, 12, membros dos principais entes envolvidos na ação: cooperativas, beneficiários, beneficiárias e ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).
As obras físicas proporcionadas pelo Governo do Estado, por meio do Edital de Leite e Derivados para o fortalecimento desta cadeia produtiva, “precisam ser concluídas, até para que as etapas seguintes sejam executadas, como as capacitações de pessoal e a consequente conquista do tão esperado selo de qualidade emitido pelo Idiarn”, explicou Mineiro. “Estamos à disposição para ajudar na busca por soluções para que não haja prejuízos aos beneficiários e beneficiárias”, completou.
O Estado está investindo mais de R$ 20 milhões oriundos do empréstimo estatal junto ao Banco Mundial em 15 queijeiras vinculadas à Cooperativa Agropecuária do Seridó – Capesa e em outras 24 à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Seridó – Coafs. Os recursos se dão por meio do Governo Cidadão e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE-RN).
Aos presidentes das cooperativas envolvidas na ação, Aldenir Araújo (Coafs) e Venâncio de Souza Lima Filho (Capesa), o secretário Mineiro lembrou da importância de seus papéis nesta etapa de finalização, já que “foram as cooperativas que firmaram contratos com as empresas executoras das obras, e não o Estado”. O secretário frisou que o Governo Cidadão tem dialogado com os órgãos de controle, como o Ministério Público e a Controladoria Geral do Estado, para responder notificações e atualizar andamento das obras.
APOIO ÀS QUEIJEIRAS
Em 9 de julho passado, o secretário já havia recebido pessoalmente na sede do Governo Cidadão membros da UES-SAPE, dos setores de engenharia e jurídico do Projeto e da ATER, das cooperativas, das empresas executoras dos serviços e do Tribunal de Contas do Estado (TCE RN).
Na ocasião, ficou decidida a realização de um mutirão para resolução de possíveis pendências relativas às obras para que até 14 de agosto próximo, todas estivessem ao menos 90% finalizadas. Além desse mutirão articulado pelo Governo Cidadão, todos os pedidos de adequação propostos pelos envolvidos foram acatados pelo Governo do Estado.
“Já visitei mais de 30 queijeiras pessoalmente e acredito que a união de esforços de todos possibilitará a finalização das obras o mais rápido possível”, conclamou Mineiro.