No próximo final de semana, 8 e 9 de julho, a estação espacial análoga Habitat Marte da UFRN recebe um grupo de estudantes e professores da UFERSA, que irá colaborar em mais uma missão de simulação espacial virtual. Os participantes integram o projeto de extensão Ciência no Parque, de Mossoró.
Na missão virtual, serão abordadas pesquisas interdisciplinares aplicadas à sustentabilidade em habitats espaciais. Durante o período de participação, serão discutidas atividades operacionais e de pesquisa relacionadas à gestão de habitats espaciais, produção de alimentos, saneamento (abastecimento de água, esgoto e resíduos), energia e educação.
Qualquer pesquisador, estudante ou interessado na temática de ciências e espaço sideral pode participar das missões simuladas do Habitat Marte, entrando em contato pelo WhatsApp (84) 99981-8160.
A estação de pesquisa também recebe grupos para missões presenciais na cidade de Caiçara do Rio do Vento, onde os astronautas análogos seguem protocolos e rotinas diferenciadas, participam de atividades extraveiculares e usam trajes específicos para simular o ambiente marciano.
Nos últimos seis anos, mais de 900 voluntários de 40 países participaram do projeto. A estação integra o Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade da UFRN desde 2017, sob coordenação do professor Julio Rezende.