O Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Influenza Aviária se reuniu nesta quinta-feira (20), de forma virtual, com o objetivo de alinhar estratégias de prevenção, monitoramento e resposta à doença no Brasil. Durante o encontro, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, ressaltou a relevância da mobilização para o enfrentamento da influenza aviária, destacando a preocupação com os impactos globais da doença.
“Estamos acompanhando atentamente os dados dos Estados Unidos, onde a influenza aviária já tem causado grandes impactos econômicos, com a venda de ovos e frangos limitada nos supermercados. Esse cenário é preocupante, pois o Brasil também pode ser afetado, e os efeitos na produção podem impactar a economia”, afirmou a secretária.
A reunião contou com a participação de representantes da pasta, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Conselho Federal de Medicina (CFM), entre outros setores, como representantes da Casa Civil.