O Grupo de Trabalho para revitalização da Ribeira se reuniu, nesta terça-feira (15), para analisar o projeto Estação Ciência Cidade do Sol, de responsabilidade do professor da UFRN, José Dias e do arquiteto Haroldo Maranhão. A proposta é dotar o bairro de equipamentos de cultura, lazer e de empreendimentos comerciais.
A vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, destacou, durante a reunião, que foi a primeira realizada pelo Grupo de Trabalho, que o projeto contará com integração total da Prefeitura. “Queremos ações que fomentem a educação, o lazer e a cultura e esse projeto será efetivado com a integração total da prefeitura e, esperamos, a participação de outros agentes para o desenvolvimento maior da Ribeira”.
Medidas práticas para devolver à Ribeira instrumentos que garantam a renovação do bairro em seus aspectos mais importantes, estiveram no foco das discussões. A busca por parcerias público-privadas foram consideradas indispensáveis para a construção de um novo cenário econômico e social da Ribeira e das Rocas.
Segundo Joanna Guerra, o Grupo de Trabalho não será apenas para debates. “Estamos empenhados em realizar um traballho comprometido, sério e técnico, de acordo com as diretrizes do prefeito Paulinho Freire”, disse a vice-prefeita, acrescentando que será feito um planejamento efetivo com reuniões e troca de informações entre os órgãos da Prefeitura e outras instituições.
Será feito um levantamento, neste primeiro momento, dos proprietários de prédios e terrenos abandonados para efetivar a liberação para inclusão no projeto Estação Ciência Cidade do Sol, que inclui praças, cinemas e até uma piscina natural no Rio Potengi. “Precisamos agora definir metas pontuais e já na próxima semana, estaremos reunidos novamente. Vencer a burocracia imposta por instituições de fiscalização é uma das missões mais importantes a ser executada”, esclareceu a vice-prefeita.
Integram o Grupo de Trabalho os secretários municipais Arthur Dutra, Shirley Cavalcanti e Iraci Azevedo; o consultor Cláudio Porpino; o professor José Dias (UFRN); vereador Fulvio Saulo; e assessores da Setur, Semurb e Seharp.