Guiana em disputa: quem é esse vizinho pouco conhecido e, agora, ameaçado?

Guiana, Suriname e Guiana Francesa, vizinhos sul-americanos relativamente desconhecidos para os brasileiros, fazem parte de uma região natural, localizada na porção centro-norte da América do Sul, denominada de região das Guianas. Essa região natural abriga também porções dos territórios brasileiro e venezuelano, pois se estende do delta do rio Orenoco ao delta do rio Amazonas, abrangendo cerca de 2 milhões de km².

A grande marca geográfica dessa região é uma morfologia caracterizada pela presença de um maciço de rochas antigas, o planalto das Guianas, um clima sempre quente e úmido e uma vegetação de floresta, entrecortada pelos cursos de vários rios. A Guiana, especificamente, possui cerca de 85% do seu território ocupado pela floresta tropical. Quase 90% da população se concentra na planície litorânea, que corresponde a apenas 5% do território.

Colonizada efetivamente pelo Reino Unido, a Guiana se tornou um Estado independente em 1966 e, mesmo antes disso, já precisou enfrentar o desafio venezuelano em relação ao seu território. Ainda no período colonial, foi necessário recorrer a uma arbitragem internacional para definir a questão. A Venezuela reivindicava as terras a oeste do rio Essequibo, alegando que a região havia sido ocupada pelos espanhóis durante a colonização e, portanto, faria parte do território venezuelano.

Fonte: Revista GALILEU