Hemonorte implanta técnica para identificar doenças de agregação plaquetária

Sempre investindo na melhoria e inovação de seus serviços, o Hemocentro do RN (Hemonorte), por meio do Laboratório de Hematologia, passa a realizar mais um procedimento para os pacientes com doenças do sangue: o exame de agregação plaquetária.

O teste consiste em verificar a função das plaquetas no tocante às primeiras fases da hemostasia (resposta fisiológica do corpo para prevenir e interromper o sangramento e as hemorragias), sendo capaz de diagnosticar patologias de coagulação do sangue e identificar o diagnóstico de pessoas que estão em investigação para casos suspeitos de doenças plaquetárias.

De acordo com o chefe do Laboratório de Hematologia, o farmacêutico-bioquímico Valderes Firmino, o primeiro diagnóstico fechado foi de um paciente acompanhado pelo Hemonorte com suspeita de diagnóstico da doença de Von Willebrand, que apresentava sangramentos recorrentes e hemorragias. “O exame fechou o diagnóstico, através da alteração na função plaquetária, fato que demostra a eficiência e a importância da realização do procedimento para monitoramento de pacientes com coagulopatias. Somos a única unidade pública de saúde que realiza esse exame”, destacou.

Para realizar o exame, o paciente precisa ter a requisição médica, 8 horas de jejum e agendar na recepção do Anexo de Hematologia, portando RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial