HISTÓRIA: Barco de 207 anos naufragado em 1836 é encontrado no Golfo do México

Um navio baleeiro naufragado em 1836 foi descoberto no Golfo do México, segundo anunciou nesta quarta-feira (23) a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos. Chamada Industry, a embarcação de 207 anos e 19,5 metros data de um período pouco conhecido da história norte-americana, quando descendentes de africanos escravizados e nativos americanos faziam parte das tripulações da indústria marítima.

Don Graves, vice-secretário de Comércio dos EUA, comenta que a descoberta é um lembrete importante das vastas contribuições que os dois grupos tiveram para os EUA. “Este navio baleeiro do século 19 nos ajudará a aprender sobre a vida dos marinheiros negros e nativos americanos e suas comunidades, bem como os imensos desafios que enfrentaram em terra e no mar”, afirma Graves, em comunicado.

O achado do barco ocorreu graças a uma equipe de especialistas que embarcou no navio NOAA Ship Okeanos Explorer para controlar um veículo de operação remota em 25 de fevereiro. O time contou com uma orientação fornecida via satélite por cientistas parceiros em terra.