O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Rede Ebserh, deu início à elaboração do novo Plano Diretor Estratégico (PDE), que terá vigência de 2024 a 2028. A previsão é de que o documento seja publicado no final de abril.
A primeira etapa, chamada de análise situacional e já realizada, permitiu o levantamento de todos os dados e informações necessários para que os gestores pudessem definir a nova visão do hospital. Essa etapa foi de construção coletiva, considerando as perspectivas do cidadão, da sociedade, das lideranças e de toda equipe que trabalha do hospital, bem como representantes da UFRN e Secretaria Municipal de Saúde.
Houve também uma oficina para estabelecer a visão de futuro do hospital, tendo como base a visão da Rede Ebserh. “Essa visão leva em conta as características e atividades desenvolvidas pelo Hospital e direciona para os objetivos a serem alcançados nos próximos anos, ou seja, pensando aonde se deseja chegar”, explica o chefe do setor de governança do Huol, Rafael Wagner Alves de Amorim.
Em votação, a proposição escolhida para a missão foi: “Ser reconhecido no Nordeste como uma instituição de excelência em alta complexidade do SUS, prestando um cuidado humanizado, de qualidade, em um ambiente organizacional participativo, integrando o ensino, a pesquisa e a inovação à Rede de Atenção à Saúde”.
O passo seguinte será identificar os macroproblemas locais, com base nas informações levantadas pelas equipes na análise situacional. As oficinas para a definição dos macroproblemas estão sendo realizadas com as equipes especializadas nos temas discutidos, visando o aprofundamento técnico na composição das soluções para cada um deles.
Sobre o PDE
Elaborado desde 2014, o Plano Diretor Estratégico é um documento que traduz os desafios do hospital e define as ações para superá-los. O PDE reflete uma estratégia integrada para os 41 hospitais universitários da Rede Ebserh a partir de uma diretriz única, o Mapa Estratégico da Ebserh. A construção do Plano é conduzida por um grupo de trabalho (GT), responsável acompanhar o projeto e garantir o cumprimento dos prazos. O documento apresenta alguns macroproblemas com os grandes temas prioritários que guiarão a atuação do hospital até 2028, cada um com suas metas e indicadores.