O Ministério da Saúde identifica as hepatites virais como importante questão de saúde pública. Para a entidade, o assunto exige mobilização, capacitação e constante troca de informações entre gestores, profissionais de saúde e sociedade. Pensando nisso, o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) realiza no dia 27 de julho, das 8h às 12h, Ação social sobre as hepatites virais. O evento ocorre na parte externa do hospital, localizado na Praça Tequinha Farias, nº 13, Santa Cruz-RN.
Hepatite é o nome que se dá à inflamação que atinge o fígado, importante órgão do sistema digestório e que tem papel principal na desintoxicação do organismo. A doença é causada, geralmente, por infecções virais, mas também pode ser consequência do uso abusivo de substâncias tóxicas, como álcool, medicamentos ou drogas, assim como de doenças genéticas ou autoimunes.
De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano. Nesse sentido, o hospital promove um evento que visa orientar sobre os tipos de hepatites virais, seus sintomas, precauções e tratamentos. A ação, voltada a funcionários do Huab, estudantes e moradores de Santa Cruz, também terá testes rápidos e vacinas.
Na maioria das vezes, a doença apresenta infecções silenciosas, ou seja, que não apresentam sintomas. Contudo, quando presentes podem se manifestar com cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A data 28 de julho foi instituída em 2010, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Dia Mundial das Hepatites Virais. Logo, no mês de julho são efetivadas ações voltadas à luta contra a problemática.