Hospital Universitário Onofre Lopes apresenta nova arquitetura organizacional

Os 40 hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), terão uma nova estrutura. A implementação da nova estrutura organizacional do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh) integra o projeto nacional de reestruturação da rede Ebserh.

De acordo com o vice-presidente da Ebserh, Eduardo Vieira, foi identificada a necessidade de realizar ajustes na estrutura organizacional, tanto da administração central quanto dos hospitais geridos pela estatal, buscando o alinhamento da estrutura ao planejamento para os próximos anos.

“Diante da necessidade de reposicionamento da Ebserh, alinhada à implementação da estratégia organizacional, verificamos, em especial, a necessidade de fortalecimento da área de ensino, pesquisa e extensão, balanceando com a função assistencial que a rede exerce, bem como o papel da administração central na coordenação da rede. São alterações que visam a um desenvolvimento ainda maior e ganho de qualidade para todos”, explicou Vieira.

A fase de implementação do projeto foi iniciada este ano, com previsão de finalização ainda em 2021, e contempla uma visão que equilibra a assistência com a formação na área da saúde, própria de hospitais-escola.

Grupo de Trabalho no HUOL

Para realizar o trabalho de adequação, iniciado no dia 31 de agosto deste ano, a Superintendência do HUOL criou um Grupo de Trabalho (GT), sob coordenação da Unidade de Planejamento do hospital, que terá cerca de 90 dias para desenvolver as ações relacionadas ao novo organograma. O GT é responsável pelo cumprimento do cronograma de atividades, que inclui o levantamento de possíveis impactos em pessoas, processos, infraestrutura e sistemas, e a sugestão de ações para reduzir os riscos decorrentes dos impactos.

Mudanças no HUOL

Os ajustes resultarão em um novo organograma, com a junção de algumas áreas, extinção de outras e algumas mudanças de subordinação entre serviços das gerências. A instituição foi enquadrada como hospital tipo 2, obedecendo à estrutura padrão nas áreas que compõem a Superintendência, Gerência Administrativa (GAD) e Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). Quanto à Gerência de Atenção à Saúde (GAS), embora haja divisões fixas, terá flexibilidade para definição de setores e unidades, alinhada com as vocações assistencial e de ensino e pesquisa do hospital, respeitando o limite de áreas pré-definidas pela Ebserh.

A flexibilidade em ajustes da GAS está relacionada com a mudança na Administração Central da estatal, cuja área de Ensino e Pesquisa passou a integrar a antiga Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), agora denominada Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde (Depas). Assim, o organograma da GAS será disponibilizado num segundo momento, após validação da Ebserh, que irá avaliar sua conformidade com as vocações do HUOL.

A versão final do organograma do hospital será efetivamente implementada após cumpridas todas as etapas do projeto da nova arquitetura organizacional, o que deve ocorrer em dezembro deste ano.

Confira aqui o padrão organizacional previsto para o HUOL-UFRN (exceto para a estrutura da GAS).