Hospital Universitário Onofre Lopes é selecionado em projeto de investimento em pesquisas clínicas

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou, na sexta-feira, 29, os projetos aprovados para receberem recursos com a finalidade de implantar ou consolidar centros de pesquisa clínica no âmbito dos hospitais universitários federais vinculados à estatal. O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN/Ebserh) foi um dos contemplados no processo seletivo.

O objetivo do projeto, realizado como piloto, é disponibilizar infraestrutura física e tecnológica básica para o desenvolvimento de pesquisas nas unidades hospitalares da Rede Ebserh, já que elas se configuram como hospitais de ensino, responsáveis pela formação e especialização de alunos na área da saúde, além de terem importante papel em pesquisas clínicas, realizadas pela comunidade acadêmica.

A pesquisa clínica busca promover investigações relacionadas ao diagnóstico e tratamento de doenças em seres humanos, visando sua segurança e eficácia, além de realizar estudos epidemiológicos – aqueles relacionados à saúde da população. O Centro de Pesquisa Clínica é um espaço destinado a essa atividade, com estruturas física, tecnológica e de pessoal específicas para tal finalidade. Rotina e condução dos processos assistenciais em um CPC são diferentes de um serviço exclusivamente assistencial.

O gerente de Ensino e Pesquisa do Huol-UFRN, Carlos Alberto Almeida de Araujo, emociona-se com a conquista: “essa vitória sinaliza o início de um caminhar árduo, porém profícuo, a partir do comprometimento de cada um que compõe a área de Ensino e Pesquisa. Cada colaborador tem parte nessa conquista”, destaca o gestor. Diante do aporte financeiro por vir, o gerente conta com a cooperação de todos, em especial dos laboratórios e pesquisadores: “que esse projeto sirva como engrandecimento do que temos de melhor – vocação e ação na pesquisa clínica”, conclui Carlos Alberto.