Humana Saúde abraça “Agosto Dourado” em favor da amamentação

O Aleitamento Materno é a principal fonte nutricional para recém-nascidos, sendo a primeira alimentação que recebemos ao nascer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aproximadamente seis milhões de vidas são salvas por ano devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Acompanhando o foco na maternidade e nos cuidados pré e pós-natal, a Humana Saúde abraça a campanha “Agosto Dourado” de incentivo à amamentação, baseando-se nas diretrizes da OMS, Ministério da Saúde (MS) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Segundo essas entidades, o aleitamento materno contém todos os nutrientes e elementos essenciais para o desenvolvimento inicial da criança, devendo ser realizado de forma exclusiva – ou seja, sem outros complementos – até os 6 meses de vida do bebê, e até 2 anos ou mais, dependendo da vontade da mãe e da criança, com a introdução gradual de outros alimentos.

Além de fornecer energia e auxiliar no crescimento infantil, o aleitamento materno traz inúmeros outros benefícios para o bebê, como a proteção contra infecções respiratórias e diarreia, diminuição do risco de alergias e hipertensão, além de contribuir para o desenvolvimento da saúde bucal. Para a mãe, também oferece proteção contra o câncer de mama e tem um efeito contraceptivo.

A Humana Saúde reconhece que o aleitamento materno, juntamente com uma assistência adequada à saúde da puérpera, pode contribuir para a redução da taxa de mortalidade infantil. Por isso, sempre realiza um acompanhamento completo das gestantes e apoia campanhas de doação de leite materno, trabalhando para garantir um futuro mais saudável para as novas gerações.