IBGE inicia censo em comunidades quilombolas no Rio Grande do Norte

O IBGE iniciou ontem (17) o Censo Demográfico nas comunidades quilombolas de todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, lideranças do Território Capoeiras, em Macaíba, receberam a chefia estadual do IBGE e a coordenação do Censo num encontro que inaugurou um novo momento na história dessas comunidades tradicionais.

Pela primeira vez, a maior pesquisa do Brasil vai perguntar: “você se considera quilombola?”. O quesito vai abrir nos dispositivos de coleta dos 38 recenseadores treinados para trabalhar nessas áreas no RN. Além disso, haverá a possibilidade de informar a qual comunidade a família pertence.

“Acho que é importante e positivo, porque a gente é o que a gente se reconhece na verdade”, afirmou Maria Barbosa, liderança do território, no encontro com a equipe do IBGE no Ponto de Cultura Quilombola Baobá.

Para o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte, Damião Ernane de Souza, a produção de estatística oficial é uma conquista dos povos e comunidades tradicionais. “Isso faz parte de toda uma luta de vocês, das comunidades quilombolas, trazer visibilidade para os povos originários brasileiros e retratar a nação”, falou.