Sendo parte do compromisso da UFRN com a internacionalização e inclusão acadêmica da instituição, a Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (ISF) abre inscrições para cursos de idiomas. As capacitações são voltadas para estudantes, servidores e membros da comunidade acadêmica que estejam interessados em aprimorar suas habilidades linguísticas.
Os cursos têm o intuito de proporcionar oportunidades de aprendizado que auxiliarão na mobilidade estudantil, no desenvolvimento profissional e na comunicação intercultural. As aulas ocorrem majoritariamente de forma online para permitir maior acessibilidade e flexibilidade, e as atividades contarão com metodologias ativas e materiais didáticos elaborados por professores qualificados na área de ensino de línguas.
Os cursos oferecidos na Língua Espanhola são: Gêneros Textuais, Proficiência, e Presente do Indicativo em Contexto Comunicativo. Já em Português Língua Estrangeira (PLE) serão disponibilizados os cursos de Pronúncia e Prosódia do Português Brasileiro, Compreensão Oral com Web, e Cotidiano Brasileiro: Conhecendo as Variedades da Cultura Brasileira.
Já na língua Italiana serão oferecidos cursos sobre música, teatro, cinema, além de temas mais acadêmicos, como escrita e leitura. O projeto ainda conta com cursos de Japonês e Mandarim, que possuem uma carga horária maior, e geralmente são oferecidos a cada três meses. Este ano o programa ISF vai começar a oferecer cursos de Inglês e Francês para a proficiência.
A rede Andifes ISF mensalmente disponibiliza novos cursos de idiomas, que podem ser conferidos por meio do Instagram. A coordenadora do programa na UFRN, Izabel Nascimento, destaca a importância da iniciativa para ampliar as oportunidades de aprendizado de idiomas, reforçar a internacionalização da Universidade, e também para oportunizar o idioma estrangeiro de forma gratuita para o público, bastando apenas ter o segundo grau completo.
Para se inscrever nos cursos, os interessados devem conferir o link na bio do Instagram do Idiomas Sem Fronteiras, além de poder acompanhar a disponibilidade de novas turmas.