O Campus Avançado Natal-Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza na tarde desta quinta-feira, 10 de março, a aula inaugural do Projeto Alvorada. A iniciativa se trata da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada para 20 mulheres egressas do sistema prisional. Ao todo, serão oferecidos três cursos: auxiliar em administração, informática básica e “empreendedorismo e inovação”. As aulas serão presenciais, com o objetivo de promover a reintegração social e educacional.
O evento terá início às 14h, no Auditório do Museu de Minérios do IFRN, localizado no Campus Natal-Central e contará com a presença de autoridades como o reitor do Instituto, o professor José Arnóbio de Araújo Filho, a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil e coordenadora pedagógica do Projeto Alvorada, professora Edneide da Conceição Bezerra, a juíza da Vara de Execução Penal da Comarca de Mossoró, Cíntia Cibele Diniz de Medeiros, o policial penal Zemilton Pinheiro da Silva, diretor-geral da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) e a coordenadora regional Rio Grande do Norte / Paraíba do Programa “Fazendo Justiça” do Conselho Nacional de Justiça, Daniela Bezerra Rodrigues.
Projeto Alvorada
“O Projeto Alvorada: inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional” consiste em articular uma rede de instituições com trajetórias nas áreas da educação, trabalho, justiça e Políticas penais, integrando esforços para promover oportunidades de inclusão social de pessoas egressas do sistema prisional, na região metropolitana de natal, via formação inicial e inserção profissional de Pessoas egressas do sistema prisional.
Dessa forma, Campus Avançado Natal-Zona Leste do IFRN oferece cursos de formação inicial e continuada com o objetivo de promover a reintegração social e educacional, tendo em vista a dificuldade do retorno ao convívio social e dos desafios que são intensificados a começar pela falta de acessos a direitos básicos.
Programação
A aula inaugural deste dia 10, parte integrante da celebração pelo Dia Internacional da Mulher, contará com uma programação cultural dividida em duas partes e com as falas das autoridades presentes e da estudante Rosiane Cristina Pereira Jacinto, que integra o Projeto Alvorada. Após o evento será realizada uma visita ao prédio do Campus Avançado Natal-Zona Leste, para que as estudantes possam conhecer a estrutura física do local em que irão estudar, para que recebam informações sobre cada curso e também o material escolar e o fardamento.
A parte cultural terá a apresentação musical do grupo “Arte em Cantoria”, que integra o projeto de Extensão “Concerto Didático”, do Campus Jucurutu do IFRN, com a música “Enquanto houver sol”, dos Titãs, e a leitura poética de Cândida de Souza de um poema retirado do livro “Gangrena: o sistema prisional em poema”, do autor Samuel Lourenço Filho.