No dia 18 de janeiro deste ano, foi divulgada a Portaria Conjunta n.º 1, de 18 de janeiro de 2024. O documento torna público o resultado final da Portaria Conjunta Capes/Sesu n° 1, de 08 de novembro de 2023 – Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG).
Conforme a Portaria, o Proext-PG tem como objetivo principal contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas socialmente relevantes. “Consideramos um avanço a implementação desse programa, pois visibiliza a fortalece as variadas ações desenvolvidas há anos nos Programas de Pós-Graduação”, afirmou Francinaide Nascimento, diretora de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do IFRN.
Recurso
No IFRN, a proposta enviada à Capes foi preparada sob a orientação da Diretoria de Pós-Graduação da Propi, com a colaboração de membros da Comissão de Pós-Graduação (Copog), ligada à Propi; da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dinter). O IFRN foi contemplado com o recurso de R$ 60.000,00 para a implementação das ações do programa. “O recurso vai auxiliar os nossos mestrados e doutorados a estabelecer parcerias com diferentes setores e atores sociais e fomentar soluções conjuntas e inovadoras, o que é um dos objetivos do Proext-PG”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Avelino Neto.
A coordenação institucional será feita pela professora Sheyla Varela, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPGUSRN), com o apoio da professora Cássia Santos, que irá realizar uma colaboração técnica com a Propi, com foco específico no Proext-PG.
Fonte: IFRN